“Lu, agora eu quero começar a organizar a minha vida financeira. Qual é o ponto departida?”-Pergunta de aluno

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

 

Tem muita gente que me pergunta por qual dos meus vídeos tem que começar? Para quem está com dívidas, eu tenho muitos vídeos no Youtube que explicam “como você sai das dívidas”, “que dívida pagar primeiro”, “como quitar o cheque especial, o cartão de crédito”…Para quem não tem dívida, há vídeos sobre “como começar a guardar dinheiro mesmo com as finanças desorganizadas”, tem vídeo sobre investimento…

Eu sempre digo o seguinte: “Assista a todos, a todos eles e tira suas dúvidas comigo”.Porque eu não tenho como te dizer qual é o vídeo que você tem que ver, qual é o primeiro passo que você tem que dar, sem saber aonde você está.

Imagina que você esteja em uma estação de metrô. Aí você me liga… “Oi, Lu, estou entrando no metrô! Que estação eu pego, para que lado eu pego para ir para sua casa?”. Eu vou te perguntar assim: “Aonde você está? Está em que entrada? Em que buraco do metrô você está entrando?”. Eu preciso saber aonde você está para te dizer: “Vem para esse lado, pega essa estação, desce não sei aonde…”.

Sem saber isso eu não consigo ajudar. E eu infelizmente não tenho como saber de todo mundo que me segue, todo mundo que me acompanha exatamente aonde a pessoa está.Então isso já é um exercício de autodiagnostico, quase uma autor responsabilidade. Você precisa saber em que momento você se encontra da sua vida, e o que você precisa fazer, oque está na sua responsabilidade para você dar mais um passo. E a gente não precisa saber todos os passos que a gente precisa dar.

Eu sinto também que quando as pessoas querem dar o primeiro passo, começar a organizara vida financeira, elas falam assim: “Quero resolver tudo, quero sair da dívida,quero começar a investir!”. Mas não precisa olhar todos os degraus dessa escada.

O seu objetivo está lá no topo. As vezes está tão alto que a gente não está nem enxergando.Eu costumo dizer que para tudo na sua vida, não só nas finanças, você precisa saber qual é o próximo degrau da sua escada.

Quando eu vou para um evento ou para um curso, eu já vou para esse curso, ou para esse evento, pensando: “O que eu quero receber nesse curso, o que eu vim buscar aqui, que vai me ajudar a ir para esse meu próximo degrau? E o que é esse meu próximo degrau? O que eu quero conseguir aqui?”

Não precisa ser daqui a um ano, é tipo daqui a um mês, o que seria legal, o que eu gostaria que estivesse acontecendo comigo daqui a um mês?

E aí, me baseando nisso… “Beleza, para eu estar daqui a um mês, por exemplo, com a próxima turma do meu curso montada, o que eu preciso fazer agora? Preciso começar a preparar a divulgação do meu próximo curso”.

Eu não preciso ainda pensar em todas as entregas de todas as atividades, de tudo que agente faz no curso, não. Isso já está até montado, mas se não estivesse montado eu não precisava me preocupar com tudo isso ainda. Precisava só me preocupar com a comunicação da próxima turma.

E eu estou falando nesse exemplo porque isso impacta a minha vida financeira, é meu trabalho. Então na sua vida, para você ter o resultado que você quer, o que você gostaria que estivesse acontecendo daqui a um mês. E o que você precisa fazer para daqui a um mês.

Então se você me disser assim: “Daqui a um mês eu queria estar com meu cartão quitado.Então eu gostaria de saber como quitar o meu cartão”. Percebe que isso é diferente de você me perguntar: “Lu, minha vida está uma zona, por onde eu começo?” Não sei, quem diz aonde começa é você.

Agora, se você me pergunta: “Lu, eu quero quitar o meu cartão, como eu faço?”. Legal, aí eu vou te dizer para assistir ao vídeo “como negociar as dívidas do cartão”. Vai lá no Youtube e escreve assim “domine suas finanças negociar dívida do cartão”. Aí eu consigo te ajudar.Então é um exercício de auto responsabilidade, de autodiagnostico, você identificar aonde você está na sua vida financeira.

“Mas se não quiser pensar, se inscreve no seu curso que tem o passo a passo, né?”–Pergunta de aluno

Verdade!

No curso eu consigo dar desde o início! Se você está numa estação Y, no curso você vai ter que ver desde o início. O que é bom, porque às vezes clareia umas coisas que você nem sabia. Tem tanta coisa que agente não sabe e nem sabe que não sane, né?

Então no curso você vai começar na estação X e eu vou te levando o caminho todo. No curso tem passo a passo, mas aí é porque a gente tem oportunidade de estar juntas e eu entender aonde você está. Mas fora do curso vai ter que assumir a auto responsabilidade e fazer o seu autodiagnostico de identificar aonde você está.

6 respostas

  1. Boa tarde!
    tenho tentado sozinha organizar minha vida financeira, mas é muito difícil, quero me organizar para começar a investir, sou autônoma.

  2. Mesmo com tanta informação na internet, achei nos seus vídeos a praticidade e uma bela didática financeira, a qual me auxilia e ensina muito, quando possível farei o curso, você é muito objetiva e ensina muito bem , com propriedade sobre finanças.

  3. Luciana, boa noite!

    Eu ainda não conhecia seu blog , nem seu canal, enfim, nada sobre você. Entretanto, ontem ao fazer uma pesquisa no google veio um vídeo seu sobre finanças. Achei interessante, pois eu estava sem tempo e o vídeo era de mais ou menos 5 minutos. Como estou acompanhando alguns especialistas em finanças para tentar incrementar a minha mudança de vida financeira, resolvi para assisti-la. Posso garantir que aquele vídeo foi suficiente para me inscrever no seu canal e segui-la no Instagram. Confesso que estava sem tempo, mas fiz luciflix (vi um monte de outros vídeo) . Achei maravilhosa a sua linguagem para elucidar um assunto tão ingrato como dívidas e como você parece uma pessoa tão calma, me senti muito feliz em ter encontrado seu canal. Muito grata,

    Antonia Iranice

    1. Oi, Antônia! Que bom saber que você gostou do meu conteúdo. Fico muito feliz. Se quiser se avisada sempre que pintar um novidade é só enviar uma msg para o WhatsApp (21) 9.9503-7203 para fazer parte da minha Lista de transmissão. Bju, Lu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *