Se você se enrolou nas suas finanças e acha que agora você precisa pegar um empréstimo para desenrolar, eu vou te mostrar como você pode fazer isso sem precisar pagar caro e assumir juros altos.
Eu vou te dar 4 dicas para você pegar empréstimo sem detonar suas finanças!
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Antes de pegar empréstimo, tem uma coisa que precisa estar muito clara para você: problema financeiro não se resolve com dinheiro!
Se você está numa situação em que você está precisando pegar um empréstimo para resolver um problema, saiba que não está te faltando dinheiro.
Está faltando planejamento, organização, clareza…Não dinheiro! E é só depois que isso estiver muito claro para você, que você vai estar realmente preparada para pegar um empréstimo.
Então, antes de pegar empréstimo você tem que identificar o que foi que desequilibrou suas finanças e aí determinar uma ação para reequilibrar.
Às vezes um corte de gastos, uma mudança de um mau hábito financeiro, já pode gerar uma folga no seu orçamento. E aí vai evitar que você tenha que pedir dinheiro emprestado para o banco.
Enquanto você acreditar que é dinheiro que você precisa, eu não recomendo que você pegue um empréstimo. Porque você vai voltar para situação em que você está. E isso acontece com muita gente!
Sem planejamento, sem equilibrar as finanças, você pega um empréstimo, e aí continua gastando mais do que ganha. E aí, o dinheiro que pegou emprestado vai passar a ser gasto nessas despesas desequilibradas!
E aí, sem equilíbrio, sem planejamento, e agora com mais uma parcela de empréstimo para pagar, você acaba voltando exatamente para mesma situação. Se não pior!
Eu costumo ouvir histórias do tipo: “Mas, Lu, eu sempre fui superorganizada! O problema é que eu fui demitida!”
Ou
“…O meu negócio deu prejuízo!”
Você não foi organizada o suficiente! Você não tinha uma reserva de segurança! E isso também é planejamento!
Mas, vamos lá, se você já entendeu que o problema não é falta de dinheiro, mas tem um buraco que você precisa tapar para poder atuar, então, no que é o problema de verdade, então eu vou te mostrar como você pode pegar em empréstimo sem pagar juros altos.
1. PEÇA A AMIGOS E FAMILIARES
A primeira forma é: pedindo para amigos e familiares. Mas olha só, não é chegando lá e dizendo assim: “Pô, me empresta uma grana aí!”.
Não, analisa suas finanças. Define como você vai poder pagar todo mês. Conversa com a pessoa, apresenta isso pra ela. Diz que você está empenhada em se organizar! Que, inclusive, está contando com o apoio de uma Personal das finanças!
Combina uma taxa se você não pague na data, já programa a transferência automática na sua conta. Mostra para a pessoa que ela pode confiar, que você não está levando na brincadeira.
E eu te falo isso porque eu já precisei pedir dinheiro emprestado. Eu sei que dá uma vergonha, que é superchato. Mas, fazendo desse jeito, fica mais sério. Aí é melhor para todo mundo!
Eu me senti até menos envergonhada quando eu fiz dessa forma. Eu precisava de ajuda, o “não” eu já tinha, então, eu preferi tentar e deu supercerto!
Mas, olha, eu estou falando de amigo, parente…Não estou falando de Agiota, tá!? Agiotagem é crime!
2. PESQUISE BASTANTE
Mas, se você não tem mesmo para quem pedir, então a segunda forma de não pagar caro é: pesquisando bastante nas instituições.
Quando você vai pegar um empréstimo, é como se você estivesse comprando dinheiro, né? Você paga um valor para ter aquele dinheiro. E, quando você compra alguma coisa, você não pesquisa preço?
Então, empréstimo também tem que pesquisar e muito! É igual a comprar qualquer coisa. Eu vou te dar uma ajuda para você pesquisar:
No site do Banco Central tem uma lista das instituições financeiras e quanto elas cobram por empréstimo pessoal.
Eu vou deixar um link para essa lista aqui: bit.ly/taxadosemprestimos
E tem uma outra dica! No site do Serasa tem um simulador para você pesquisar as melhores taxas de outras instituições, essas que estão fora dessa lista do Banco Central.
Algumas delas são as Fintechs de crédito. São empresas financeiras de tecnologia. Elas oferecem juros menores do que os juros do banco.
O simulador é de graça, é só você acessar, dizer quanto você pretende pegar emprestado e aí você vai ver as taxas de juros de cada instituição.
Vou deixar o link desse simulador do Serasa aqui, também: https://www.serasaconsumidor.com.br/ecred
3. CONSIDERE TODAS AS TAXAS
Uma outra dica importante é você considerar, sempre, o custo efetivo total do empréstimo. Essa é a taxa que vale como custo do empréstimo mesmo. O custo efetivo total é a soma dos juros, dos encargos e tarifas.
4. SEGUROS SÃO OPCIONAIS
E uma última dica! Seguro em empréstimo pessoal é opcional. Você que decide se vai contratar.
E, olha só, não faz um seguro de quitação da sua dívida em caso de falecimento porque, legalmente, os seus herdeiros não são responsáveis pelas dívidas feitas por você.
Então, não precisa de seguro. Contratar um seguro para isso vai fazer você gastar mais.
Mas, olha, não vai pelo caminho mais fácil. Eu não quero, aqui te ajudar a se enrolar ainda mais!
Eu tenho um outro artigo que te ensina a equilibrar suas finanças.
COMO EQUILIBRAR AS FINANÇAS: https://dominesuasfinancas.com.br/como-equilibrar-as-financas/
Promete para mim que você vai ler esse artigo antes de pegar um empréstimo? Até para você não correr o risco de assumir parcelas de um empréstimo que você não pode pagar.
Então, faz assim: lê esse artigo, equilibra suas finanças para ver se você precisa mesmo de um empréstimo e qual é o valor de parcela que você pode assumir. Combinado?
Se você gostou desse conteúdo, comenta aqui embaixo! E se você tem outras dúvidas, além das que eu esclareci aqui, escreve nos comentários para eu te ajudar a dominar suas finanças e você aproveitar mais a sua vida!
É isso!
Até o próximo artigo!