Muita gente me procura para saber como equilibrar suas finanças, como gastar menos, fazer o dinheiro sobrar…

Eu vou te mostrar um passo a passo supersimples para você equilibrar suas finanças!

 

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

 

 1. LISTE TODOS OS SEUS GASTOS

O primeiro passo é você listar todos os gastos da sua vida e você estabelecer metas para cada um desses gastos. Mas quando eu digo todos, é TODOS mesmo!

Eu adoro uma frase do Renato Russo que diz que “mentir para si mesmo é sempre a pior mentira”.

Então, nessa hora, não dá para mentir para si mesmo! Você vai ter que listar ali, estabelecer metas para tudo!

Não estou falando só de contas, das contas básicas. Eu estou falando do seu lazer, do seu conforto, do seu animal de estimação, dos seus gastos com cuidados pessoais…de tudo. Tudo!

Você vai ter que fazer uma lista de tudo! E aí, estabelecer quanto você vai gastar com cada uma dessas coisas. Você está ligado que a soma de todas essas coisas tem que dar, no máximo, o que você ganha hoje.

Esse é o primeiro ponto, o primeiro desafio. Mas não vamos parar nos desafios! Vamos começar por aí, porque eu vou te dar o segundo passo!

 

 2. ORDENE A LISTA POR PRIORIDADES

Quando você fizer essa lista, o segundo passo é olhar e ordenar essa lista por:

“Mais importante e obrigatório”, depois os “mais importantes, porém, não obrigatórios” e depois os “menos importantes, mas que você gosta muito”.

E o que você vai colocar como as despesas “Muito importantes

e obrigatórias”? São todas aquelas que tem a ver com a sua sobrevivência. Então, alimentação, tudo que tem a ver com a sua moradia…esses são itens obrigatórios e muito importantes.

O que vem logo em seguida? São os “muito importantes, porém não obrigatórios!” É tudo aquilo que você considera quase essencial na sua vida, mas não é obrigatório.

Se você considera, por exemplo, que o seu carro é algo muito importante porque você usa para o seu trabalho e até tem a ver com a sua segurança, em algum aspecto, ok, ele é muito importante.

Mas ele não é obrigatório.

Ninguém tem problema com a sua sobrevivência se não tiver um carro. Então, apesar de você considerar muito importante, não é obrigatório!

Então, você começa a listar, nessa hora, todas as despesas que

são muito importantes, porém não obrigatórias. E no finalzinho dessa lista, as coisas menos importantes.

Mas isso não quer dizer que você precise  eliminar da sua vida! Nesse momento, elas vão para o final da fila porque você está precisando equilibrar suas finanças.

Aí você vai olhar para as coisas menos importantes e você vai pensar: “quais delas eu posso, por um tempo, eliminar da minha vida, ou reduzir, ou trocar?”

De repente você tem academia, que é ali na sua lista o menos importante, mas é uma coisa que você adora…eu posso ir para uma academia mais barata, eu posso correr na praia ou no parque e eliminar temporariamente aquela despesa.

  

 3. CRIE ESTRATÉGIAS PARA EQUILIBRAR AS FINANÇAS

Aí, a gente já está entrando no terceiro passo. Que é, depois de fazer essa lista, ordenar dessa forma. Você deve analisar quais você pode cortar, reduzir, trocar, alterar…e uma coisa muito importante: evite gastos redundantes!

Pode ser que você tenha gastos com telefone fixo e com telefone celular, você tenha gastos com alimentação na rua e gastos com mercado[e algumas coisas acabam estragando na sua geladeira].

Então, evita gastos redundantes e evita, principalmente, gastos que hoje não fazem diferença na sua vida.

Uma assinatura de revista, as vezes até uma TV por assinatura que você nem está assistindo são alguns exemplos!

Nesse terceiro passo é o momento de você analisar a estratégia para você equilibrar as suas finanças!

 

 4. PARE DE USAR CARTÃO DE CRÉDITO

O quarto passo, muito importante, é: pare de usar o seu cartão de crédito! Nesse momento isso vai ser muito importante para você equilibrar as suas finanças!

Porque, no momento em que você está gastando hoje o dinheiro de daqui a um mês, você já está comprometendo as suas receitas do mês que vem.

E você provavelmente está fazendo isso porque não tem dinheiro hoje. Mas, acredite, depois de fazer a lista das suas despesas, depois de classificá-las, depois de criar as estratégias para você reduzir, eliminar, trocar os seus gastos, você vai conseguir encaixar suas despesas atuais nessa lista e você não vai precisar usar o cartão de crédito!

Então, isso é muito importante! Pega o seu cartão, entrega para alguém de confiança e diz assim: “Oh, não me deixa usar isso aqui de jeito nenhum!”.

Não use o seu cartão de crédito se você quer equilibrar as suas finanças.

 

 5. AUMENTE SUAS RECEITAS!

E o quinto passo! Você precisa aprender a aumentar as suas receitas! Tem muita gente que acredita que aquela máxima de “gaste menos do que você ganha” é o que você precisa para organizar as suas finanças, mas não é esse o foco!

Eu falo sobre isso em um outro vídeo, vou deixar o link aqui para você poder acessar, ler e mudar o foco da sua estratégia.

VEJA AQUI: https://dominesuasfinancas.com.br/ja-cortou-tudo-e-nao-sobra-nada/

Porque, aí sim, você vai conseguir dominar as suas finanças e aproveitar mais sua vida!

 

É isso e até o próximo artigo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *