Recebi a seguinte pergunta de uma aluna: “Lu, agora os grandes bancos já oferecem investimentos em Tesouro Direto sem cobrar taxa. Então agora a gente não precisa mais ir para corretora, né? Dá para investir direto no banco!” 

 

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

Isso é uma novidade, isso veio de julho, agosto de 2018 para pra cá. Então você agora consegue ir lá no bancão que você tem conta e investir em Tesou Direto sem pagar taxa de administração. 

Quando você investe em Tesouro Direto são duas taxas. É a taxa de administração, que é cobrada pela instituição que proporciona esse investimento, e a taxa de custódia, que aí quem cobra é a Bovespa. 

 

Então, o que acontece é que o banco não está mais cobrando a taxa de administração. Ele podia cobrar, inclusive, o que ele quisesse. É uma taxa que ele cobra para te permitir esse investimento. A taxa de custódia da Bovespa continua sendo cobrada! 

 

Só que olha o que acontece! Há muito tempo, há muito tempo mesmo, que as corretoras independentes, aquelas que não são ligadas a bancos, elas não cobram essa taxa, essa taxa de administração. Tem a taxa de custódia que é a Bovespa que cobra, mas as corretoras abriram mão… 

 

”Oh, não vou te cobrar para você investir em Tesouro Direto comigo!”. 

 

O que aconteceu, as pessoas começaram a descobrir que o Tesouro Direto é melhor que a poupança, aí começaram a descobrir que nas corretoras independentes não tem cobrança, e aí todo mundo começou a tirar dinheiro da poupança e começar a investir em Tesouro Direto nas corretoras independentes. E ai os bancos, percebendo esse movimento, eles… 

 

“Ah, não, a gente agora também não vai cobrar!”  

 

E aí as pessoas, então, me perguntam: “Ah, então eu posso investir em Tesouro Direto no banco mesmo?”. Olha, é a mesma coisa. Se você for investir em Tesouro Direto em uma corretora que não cobra taxa e se você investir em um banco que não cobra taxa, é a mesma coisa, o título é o mesmo, o produto é o mesmo.  

Mas aí eu vou te devolver a pergunta: imagina que você sempre compre numa loja, você é cliente fiel daquela loja. E aí, de repente, você descobre que na loja do lado a mesma roupa que você comparava nessa loja, igualzinha, na loja do lado é muito mais barata.  

 

Aí você fica danada da vida…“Poxa eu estou há anos comprando aqui! Então eu vou na loja do lado.”  

Aí a dona da loja, quando percebe que você está indo na loja do lado, fala assim: “Ah, não, desculpa. Compra aqui. Pode deixar que eu faço o mesmo preço para você.” 

Aí você pensa assim: “Nossa, eu estou aqui há anos! Por que não fez o mesmo preço antes?” 

Então eu, nessa situação, não iria voltar para a loja antiga. Porque é uma loja que não está nem aí para mim. Ela só resolveu mudar o preço porque ela percebeu que eu descobri que tem coisa melhor! 

 

Então eu não voltaria para a loja antiga. Então, quando me perguntam…“Então, invisto no bancão mesmo, já que é a mesma coisa?” 

Eu não investiria! Porque se o banco podia ter feito isso há muito tempo, por que ele fazendo isso agora a gente vai lá e vai investir através do banco? Então esse é o primeiro ponto! 

Tem gente que diz: “É a mesma coisa, então posso investir pelo banco?”. Eu digo o contrário, se é a mesma coisa eu invisto na corretora independente porque o banco podia ter feito isso antes para mim! 

 

Agora tem um segundo ponto.  

Quando eu continuo no banco…porque esse rompimento, sair do banco, deixar de investir pelo banco para investir por corretora independente é uma mudança na nossa vida como investidor.  

Porque as pessoas ficam com medo…“Ah, é confiável? É seguro?”. E é confiável, é seguro! Se essa corretora é cadastrada, registrada na CVM, tá tudo certo. No meu canal no Youtube eu tenho vídeo onde eu falo quais são as corretoras que eu utilizo. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=p7hWNnFCE4c 

 

Então é seguro! Só que o investidor, principalmente o investidor iniciante, tem muito medo de sair do bancão. Ele acha que lá é que é superseguro, mesmo sendo enganado em algumas vezes.

Aí os bancos fizeram isso, não foi à toa que eles fizeram isso, para que as pessoas não saiam dos bancos, para que nem conheçam as corretoras, para que não rompam essa barreira, sabe? Não percam esse medo. Para que as pessoas continuem com medo de alçar voos nos investimentos e continuem ali no banco.  

 

E aí o que vai acontecer? Tesouro Direto é a mesma coisa? É a mesma coisa. Mas e o CDB?  E o fundo? Então, todos os outros produtos que o banco vai te oferecer para os seus investimentos não são tão bons quanto os que você vai encontrar nas corretoras independentes.  

Porque eles não oferecem as melhores rentabilidades, muitas vezes eles cobram taxas altas em outros produtos, não cobram mais no Tesouro, mas, por exemplo, em Fundos eles vão cobrar. 

 

Então, você continua no banco, não faz esse movimento que é superimportante para você, como investidor, de que é olhar para o mundo lá fora. Não existe só os produtos de banco.  

Aí você continua ali e aí daqui a pouco você está em um CDB de banco, num fundo de banco, pior ainda, daqui a pouco o seu gerente te empurra uma previdência que não é teu momento de ter previdência ou, então, que não é uma boa para você ter previdência, ou então te empurra, pior ainda, um Título de Capitalização! 

 

Então continuar no banco eu acho que não faz sentido. Eu acho que é importante esse passo, você sair desse mundo dos grandes bancos e conhecer outras coisas.  

 

Se, depois de conhecer as outras coisas, quiser voltar e investir em Tesouro Direto pelo banco, porque é mais cômodo, porque sua conta está ali, tudo bem. Mas sabendo que os outros produtos não são uma boa oportunidade de investimento. 

 

Então, dê esses passos e conheça, também, investimentos fora dos grandes bancos! 

 

Até o próximo artigo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *