Você já deve ter ouvido falar que para organizar sua vida financeira você precisa de…disciplina! Mas disciplina você já tem e que é exatamente isso que está te atrapalhando a organizar as finanças!
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Meio louco, né? Mas vem comigo que eu vou te explicar.
Você se considera uma pessoa disciplinada? Quase sempre, quando eu faço essa pergunta, eu ouço um “nããão” como resposta.
Mas o que é disciplina? Não é obedecer regra, seguir uma ordem, cumprir um compromisso? Então, pensa bem, você acorda todo dia na mesma hora, vai todo dia para o mesmo trabalho, almoça todo santo dia, volta do trabalho, faz as mesmas coisas. Provavelmente, no final de semana você está fazendo os mesmos programas.
Isso já não é disciplina? Você já não está seguindo uma ordem, cumprindo sempre os mesmos compromissos?
Você já parou para pensar que essa disciplina é que pode estar detonando suas finanças? Porque você vive a sua vida financeira sem fazer mudança, sem questionar alguns hábitos que já estão nessa sua disciplina e que podem estar prejudicando suas finanças.
O horário que você sempre acorda e que não te dá tempo de tomar café em casa, aí faz você gastar dinheiro na rua. Ou, então, aquele hábito de não se planejar no trabalho e todo dia seguir aquela mesma agenda meio bagunçada, que faz você produzir menos e ganhar menos. Ou, então, faz você chegar tarde em casa, não conseguir aproveitar a academia, que você já pagou, a TV por assinatura ou, então, o Netflix que você nunca consegue assistir.
Olha como a sua disciplina em fazer todo dia a mesma coisa, do mesmo jeito, está prejudicando suas finanças!
Que outros hábitos você vem repetindo todo dia, desperdiçando
dinheiro e detonando suas finanças?
E o mais engraçado é que eu sei que quando você ouve essa palavra “disciplina” dá até arrepio, né? E aí o que a gente faz? Desiste de organizar as finanças porque não tem disciplina. Engraçado, né?
Então, o que você precisa fazer agora? Deixar de lado a disciplina! Acordar desse sonambulismo que você está vivendo, fazendo tudo sempre do mesmo jeito.
E como você faz isso?
1. IDENTIFIQUE MAUS HÁBITOS
Bom, primeiro, você identifica que hábitos, atualmente, estão prejudicando suas finanças. Onde você está sendo mais disciplinada e repetindo hábitos
que estão gastando seu dinheiro à toa ou evitando que você
ganhe mais dinheiro.
2. IDENTIFIQUE A CAUSA DOS MAUS HÁBITOS
O segundo passo é identificar o que te leva a esse hábito. Se você acorda tarde, atrasada, e isso faz com que você gaste dinheiro indo de Uber para o trabalho, ao invés de transporte público, ou gaste com café da manhã na rua, ao invés de comer em casa, você não tem que se esforçar para acordar mais cedo. Você tem que identificar o que te leva a acordar mais tarde.
Entende que é diferente?
Se você não mudar o motivo daquele mau hábito, não vai adiantar ficar martelando o hábito. Você não tem que se esforçar para acordar mais cedo. Talvez o que você precise é se dedicar para dormir mais cedo.
O seu mau hábito não vai mudar se você não mudar o motivo da existência dele. Deu para sacar?
3. MUDE AOS POUCOS
O terceiro passo é fazer pequenas mudanças. Não se cobre tanto. Não precisa sair por aí mudando tudo de uma vez. Pensa em quanto tempo você tem sido disciplinada desse jeito, cumprindo sempre os mesmos hábitos.
Escolhe mudar um pequeno hábito. E aí, comemore quando
você conseguir mudar! Vive essa experiência de uma pequena mudança. E aí, depois é que você pensa em outras mudanças, novas mudanças. Aos poucos você vai tendo grandes progressos!
E aí, curtiu descobrir que não é disciplina que você está precisando agora?
Se você curtiu, comenta aqui embaixo qual é o primeiro hábito que você vai mudar na sua vida e que reflexo isso vai ter na sua vida financeira? Eu vou adorar saber!
É isso! Até o próximo artigo!