Tem gente que pensa que se não pagar dívida pode até ser preso! Mas isso não acontece! Só dívida de pensão alimentícia é o único tipo de dívida que dá prisão, mas nas outras dívidas o que vai acontecer?
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
O seu nome vai para o SPC e SERASA, normalmente numa média de 30 dias depois que você está devendo. Você recebe um aviso, aí tem um prazo…mas em média em 30 dias vai para os órgãos de restrição ao crédito.
Tem gente que fala assim...“Poxa, meu nome vai ficar sujo!”. Eu não digo que o nome vai ficar sujo, eu digo que o nome vai ficar protegido. Vai ficar nos órgãos de proteção ao crédito! Está protegido até da própria pessoa, porque se ela não está conseguindo pagar a dívida é melhor proteger mesmo o nome para não fazer mais dívida.
Então, essa é a primeira coisa que acontece. E aí, depois, essa dívida pode pegar um caminho judicial ou um caminho extrajudicial. Por que eu estou usando esses termos?
Algumas vezes a gente recebe carta ou recebe e-mail e aí vem lá no topo “Cobrança Extrajudicial”. Quando eu vi isso a primeira vez eu fiquei superassustada! Porque eu pensei: “Poxa, foi para a justiça!”. A gente só vê o nome “Extrajudicial” e se assusta. Então eu fiquei muito aterrorizada, e aí não podia pagar, não conseguia pagar, e ficava chorando em cima daquilo.
Então “extrajudicial” é exatamente quando não está na justiça. Então, se você recebe uma carta extrajudicial, uma cobrança extrajudicial é porque está em um escritório de cobrança. É uma empresa de cobrança te cobrando. Então não precisa se desesperar muito, como se…“Ah, eu vou ter bens penhorados!”. Pelo contrário, não foi para justiça.
Quando vai para justiça, ai sim vai ter um processo, vai abrir uma ação judicial. E aí a decisão do juiz pode ser bloquear uma conta-poupança, que tenha mais de 40 salários mínimos, ou bloquear a sua conta corrente e depois disso ainda ter bens penhorados, casa…e aí ter outros bens penhorados. Então esse é o caminho. Quando você não paga dívida isso é o que pode acontecer.
Normalmente a dívida para ir para ação na justiça leva um tempo e normalmente são as dívidas mais altas. Não tem uma regra para isso, mas acontece que quando a empresa vai entrar na justiça, vai ter custos com advogado…custos da justiça. Então a empresa para quem você está devendo só vai entrar na justiça mesmo se essa dívida for alta porque aí vai compensar para ela pagar esses custos.
Dívidas mais baixas vão ser sempre cobranças extrajudiciais. Normalmente, cobrança de cartão de crédito, mesmo que hoje esteja em um valor muito alto, mas se a dívida original era um valor mais baixo, não vai para justiça. Tende a ser sempre uma cobrança extrajudicial.
O cheque especial pode se tornar uma ação judicial com mais frequência do que cartão de crédito. Mas, sempre quando a dívida ainda está com o banco, você está conseguindo conversar com o banco. Você vai lá no gerente, o gerente te ouve, oferece algumas possibilidades é porque não está na justiça ainda. Então não tem que se preocupar ainda com as consequências de uma ação judicial.
Então, teoricamente, se você não pode pagar a dívida, se você não tem bens, não vai acontecer nada demais, sabe? E quando eu falo isso, tem muita gente que diz: “Ah, então você está incentivando que a pessoa não pague a dívida?”.
Não! Pelo contrário! Eu acho que a gente tem que pagar! Está devendo, tem que pagar!
Mas o que eu não acho é que a gente tem que ficar ali se preocupando…”Ah, meu Deus, vou ser preso!”, “Vou perder tudo!”. Negocia, conversa, mas se não consegue pagar agora não adianta ficar pensando nisso!
Eu vejo isso nos meus alunos, meus alunos do curso Domine suas Finanças. Eles entram muito desesperados com a dívida, quando a gente tira esse foco, começa a se organizar, as coisas começam a caminhar. E aí consegue até negociar a dívida porque, se você se organiza, você sabe o quanto está sobrando para você negociar a dívida.
O que eu acho que tem que acontecer é: olha para as suas finanças e cuida das suas finanças para quando for o momento certo você conseguir quitar essa dívida!
Bom dia senhor/senhora
Oferecemos empréstimos a entidades privadas e comerciais com uma taxa de juros anual muito baixa de 3%, reembolso de 1 a 25 anos. Concedemos empréstimos de 5.000 a 500.000.000. Isso é para eliminar o crescente histórico de Bad Credit, mas também para trazer um lucro constante para nossa empresa e nossos clientes.
Você está perdendo o sono à noite se preocupando em como conseguir um empréstimo? Contato: Waheed Finance Firm Agency agora via E-mail: info@waheedfinance.com ou WhatsApp: +91 636 671 0014
Quero agradecer ao Sr. Westwood da apexloans por me conceder um empréstimo no valor de $ 164000. se você precisar de um empréstimo urgente hoje, evite ser enganado por falsos credores on-line e entre em contato com a empresa de empréstimo legítima por e-mail: apexloans247@yahoo.com
Bom dia deste lado, sou a Sra. Flora Scott, uma credora privada, oferecemos empréstimos urgentes de Natal e empréstimos pessoais para a celebração do final do ano. então aproveite já esta oportunidade!!! se você estiver interessado em um empréstimo urgente por qualquer motivo financeiro, não hesite em nos contatar via (flora_scott@outlook.com) para obter mais informações sobre esta transação de empréstimo.
Atenciosamente
Dona Flora
Bom dia meu chefe desculpa incomodar senhor ores mas eu estou doente e meu filho tbm tamos fazendo vários , sendo q fiz alguns alguns empréstimo no banco e ae fiz pix pra minha esposa dos valores pra conta dela dos empréstimo sendo q não sou casado com ela c eu não conseguir pagar o empréstimo o banco pode bloquear a conta dela por meio judicial
Bom dia fiz vários empréstimos ao banco ,e fiquei doente e meu filho está doente tbm não vai ter como eu honrar essa dívida deve está e uns 27 mil reais sendo q eu fiz o pix dos valores pra minha ex companheira sendo q nunca vamos casados c o banco me acionar na justiça ,a minha ex pode sofrer alguma coisa na conta dela tbm
Tenho. nteresse em conhecer esta proposta.
Trabalho assalariado registrado, e sabia da minha capacidade de conseguir pagar minhas contas, porem faço serviços autônomo e recebi uma proposta boa de um cliente, estava praticamente fechado para mim prestar serviço para ele, porém ele desistiu de me contratar. Nesse meio tempo eu fiz vários cartões em várias lojas e carnês também totalizando 11 lojas e quase 20.000,00 reais em dívidas, mas agora não vou conseguir pagar nem 25% do valor das mensalidades que irão vencer no próximo mês, pensei em tentar devolver os produtos mas dificilmente aceitarão, pois são a maioria eletrodomésticos. Tentei fazer empréstimo para quitar, porém não consegui.
Pergunto, se eu não conseguir resolver essa situação e pagar essas dívidas, posso ser acusado de estelionato? posso ser preso? o que pode acontecer? Por favor me ajude a tirar essa preocupação da cabeça, não estou nem conseguindo dormir de tanta ansiedade e medo de ser sentenciado como crime. Me ajude, por favor!!
Trabalho assalariado registrado, e sabia da minha capacidade de conseguir pagar minhas contas, porem faço serviços autônomo e recebi uma proposta boa de um cliente, estava praticamente fechado para mim prestar serviço para ele, porém ele desistiu de me contratar. Nesse meio tempo eu fiz vários cartões em várias lojas e carnês também totalizando 11 lojas e quase 20.000,00 reais em dívidas, mas agora não vou conseguir pagar nem 25% do valor das mensalidades que irão vencer no próximo mês, pensei em tentar devolver os produtos mas dificilmente aceitarão, pois são a maioria eletrodomésticos. Tentei fazer empréstimo para quitar, porém não consegui.
Pergunto, se eu não conseguir resolver essa situação e pagar essas dívidas, posso ser acusado de estelionato? posso ser preso? o que pode acontecer? Por favor me ajude a tirar essa preocupação da cabeça, não estou nem conseguindo dormir de tanta ansiedade e medo de ser sentenciado como crime. Me ajude, por favor!!!
A despeito da articulista alegar q não está incentivando a inadimplência, informa ao devedor q não deve se preocupar, pois dívidas prescrevem e q ninguém será preso por dívidas, a não ser em caso de inadimplemento de pensão alimentícia, etc. Ou seja, o q a articulista faz é uma apologia ao crime. O conselho q dou a quem deve é um só: PAGUE O QUE DEVE. O devedor, q já é uma pessoa descontrolada, em maior ou menor grau, não deve experimentar dar um passo além do q pode, pois o conflito gerado a partir daí sempre será maior do q a dívida contraída. Portanto, Devedor, PAGUE O QUE DEVE e não caia na onda de advogados q o incentivam ao contrário, pois o q eles desejam é o seu dinheiro.
Bati minha moto à 1 ano agora a seguradora entrou na justiça em uma dívida de 3000 não tenho como pagar estou muito preocupado
Poxa estou com uma dívida muito alta.
E o banco já entrou na justiça, só que não poço pagar. Poço ficar mais ou menos tranquilo.
Estou na mesma situação e desesperado.
Não tenho bens em meu nome é estou desempregado.
Consegue me auxiliar ?
Comprei em uma loja de sapato e não consegui pegar tem 3 anos estou me cobrando agora mandou um advogado fazer uma audiência me obrigando a pagar estou desempregada será que dá algum problema se eu não pagar ? Se tivesse trabalhando pagaria mais não estou e eles estão fazendo presão sabe
Boa noite! Eu tenho varias dividas bancária, como emprestimo pessoal e dívidas cartão de crédito. Não conseguir honrar com os pagamentos o que pode acontecer… A única coisa que eu tenho em meu nome é uma casa financiada… Posso perde ela assim mesmo na justiça?
Não perde a casa. Primeiro pq não é sua. Segundo, se a casa fosse sua e fosse única, a justiça não pode penhora-la
Perdi uma causa na justica e não consigo pagar o que faço tinha um pequeno comercio e um funcionario me colocou na justica sem condicoes de acordo não posso pagar ate o meu auxilio emergencial foi bloquado e estou precisando queria uma ajuda
Recebo minha aposentadoria na caixa esse mes recebi aposentadoria mais o 13 e caixa,crefisa,,bmg pegaram todo valor isso é legal ? resumo INSS pagou 3240,50 e eu tinha saldo para receber 287,40 .o que faco ? Sou aposentado por invalidez estou com cancer e preciso medicacao e alimentacao.
Eu sempre paguei em dia o mês passado eu não consegui pagar eu devia 373 em menos de um mês foi 10008 ,.. que juros absurdo
Eu recebi uma proposta de um acordo que contém quatro dívida englobando R$ 64.000 mil é dívida de 2006 de 15 anos atrás na metade do ano de 2010 eu saí da empresa e fui trabalhar fora já fez dez anos que sair dessa firma e parece que em 2006 ainda não era sócio ainda só depois de 2006 o que fazer e eu já estou há 8 anos sem emprego e não como pagar essa dívida e estou fazendo bico e que ganho não dá para nada. O que fazer!!
Renato
Meu cheque especial, e um crédito pessoal, está dando 23 mil. Será que o banco vai cobrar judicialmente?
Eu sofri um acidente e bate em dois carros fiz o acordo e não consigo pagar…pois estou desempregada o posso fazer?.
Minha tia pegou um.emprestimo em.meu.nome e.até hoje não pode pagar. Tem alguma.medida judicial que eu possa tomar??
Estou com uma divida de 8 mil reais numa loja .Foi um emprestimo que fiz e agora nao consigo pagar. Tentei negociar, mas o valor que eles me oferecem nao condiz com a minha situacao
Eu comprei um sofá no nome de uma conhecida aí não consegui pagar as dividas o nome dela sujou aí ela me colocou na justiça me pediu uma idenizacao de 5 eu não tenho condições de pagar aí fomos pra uma audiência com o juiz aí meligaram do fórum depois dessa audiência falando q eu tenho que pagar pra ela um valor de 3 mil reais no prazo de 10 dias ou encontrar um advogado pra fazer um papel com um acordo pq pode acontecer
Estou com desconto em folha de cartao de credito de 5%, mas é uma divida que nao vou conseguir pagar nunca pois o restante cai no rotativo.
Estou pensando em fazer o cancelamento do débito na folha pra negociar um parcelamento com o banco BMG
será que terão consequências sérias se fizer isso?
Quanto seria o valor mínimo que os bancos já consideram ação judicial?
Obrigada
Oi, Fernanda. É importante você buscar orientação jurídica. Um profissional dessa área vai te orientar melhor referente a essa dúvida e principalmente o que envolve o seu caso.
Abraço!
#equipedaLU
Matei minha duvida!
Obrigado.