Sempre que me perguntam “Previdência Privada é um bom investimento?”, eu respondo categoricamente “Previdência Privada não é investimento!”
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Previdência Privada é o seu plano de aposentadoria! Esse dinheiro você não tem que mexer até você se aposentar! Então, quando você começa a investir por Previdência Privada, isso é um erro. Já pensou se você precisar desse dinheiro antes da sua aposentadoria?
Você tem que começar por produtos que tenham “liquidez”. O que é “liquidez”? É quando você pode resgatar a qualquer momento. Então, Tesouro Selic, por exemplo. Ou um CDB que tem liquidez. São produtos seguros, você vai começar a colocar o seu dinheiro ali e a qualquer momento que você precise de dinheiro, você resgata.
Se você colocar na Previdência, dependendo do tipo de Previdência que você vai colocar, na hora que você vai resgatar, você para um Imposto de Renda alto e aí você vai perder muito do dinheiro.
Eu tenho uma amiga que começou a investir em Previdência Privada, alguns anos depois ela decidiu comprar um apartamento. Aí ela pensou: “Ah, legal, estou investindo em Previdência Privada! Então eu vou lá e vou tirar meu dinheiro para comprar o apartamento”. Ela perdeu 1/3 do valor. Porque ela foi mexer no dinheiro muito cedo! O dinheiro era para a aposentadoria dela, ela não poderia mexer antes porque ela perderia dinheiro.
Então, esse é um ponto importante: não começar a investir pela Previdência.
Só que quando as pessoas descobrem isso elas me perguntam: “O que eu faço agora, então? Eu tiro da Previdência e passo a investir em alguma coisa que tenha liquidez ou que renda mais?”
Porque, quando a pessoa aprende um pouquinho sobre investimentos e ela vai lá olhar a Previdência dela, ela percebe que a Previdência dela não está rendendo bem. Ela não está rendendo 100% do CDI, aí ela pensa: “Bom, eu vou tirar e botar em algo que renda mais”.
Não, não vai tirar agora. Tem que fazer conta. Porque, provavelmente, vai perder muito dinheiro nesse resgate e para recuperar isso em um outro investimento levaria muito tempo. Então, não vai compensar. Então, talvez, o que pode ser interessante é parar de fazer aporte na Previdência e começar um outro investimento. Mas precisa aprender a investir.
Eu sempre digo que o melhor investimento é conhecimento, porque, senão, sem aprender a investir, vai querer corrigir esse erro da Previdência e vai começar a investir e pode, de novo, cometer um erro nos investimentos.
Se você começou a investir pela Previdência, provavelmente, sua Previdência não está rendendo bem, o seu futuro não está bem planejado, e você não tem dinheiro guardado. Então, olha quanta coisa complicada que talvez a pessoa nem sabia.
Qual é a melhor saída neste momento, resgatar tudo da Previdência e botar em outro lugar? Parar de aplicar na Previdência e procurar outro investimento? Para mim, a melhor saída neste momento é aprender a investir. Porque está nesta situação porque não sabe investir. Então não vamos cometer outro erro, investe em conhecimento!
Quando eu digo “investe” não precisa nem ser dinheiro. “Ah, ela está dizendo que tem que pagar um curso dela!”
Não!
Tem uma porção de vídeo gratuito, não só meu, de uma porção de gente, tem livro que é mais barato às vezes do que um curso, tem muito material na internet…Então, vai ter que investir tempo.
“Ah, leva muito tempo, é muito vídeo…”
Quem quer investir em conhecimento, ou investe dinheiro (e aprende rápido) ou investe tempo. Vai assistir muito material, ler muita coisa, pode ou não demorar muito, isso depende de cada um. Mas vai ter que investir tempo.
Então, ou dinheiro ou tempo, mas investe alguma coisa em conhecimento para não continuar cometendo erro na vida financeira.
Até o próximo artigo!
Olá Lu! Parabéns pelo sucesso merecido!
Algumas dúvidas:
Tenho duas previdência PGBL, uma na tributação progressiva e outra na regressiva. Como o desconto no IR é de até 12% da renda bruta, eu já atinjo esse valor com uma delas. Por isso quero fazer a portabilidade da previdência PGBL Progressiva para VGBL Regressiva, já que não penso em usar esse dinheiro antes da aposentadoria.
1° dúvida: consigo fazer essa portabilidade?
2° dúvida: é uma boa opção?
3° dúvida: Entre tantas previdências como avaliar qual é a melhor, levando em conta as taxas de carregamento, de administração e de rentabilidade?
Oi, Rui
minha dica para você é assistir minha websérie sobre investimentos. Clica nesse link e aproveita essa material gratuito: https://www.dominesuasfinancas.com.br/webserie
Bj, Lu