“Lu, se eu contar os meus planos financeiros para os outros, eles podem dar errado?” – Pergunta de aluno
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Eu acho que não tem muito a ver com o que você conta e dar certo ou não. Eu acho é que você lembra mais das vezes que você contou e não deu certo. Vamos pensar no seguinte: você fez uma entrevista de emprego e você acha que você foi superbem nessa entrevista. Aí você chega e me conta: “Lu, fui superbem, cara…acho que vou passar…!”
Aí amanhã você recebe a notícia. Você foi bem, mas de repente uma outra pessoa foi melhor que você! Ou então você pensa que foi bem, mas na verdade, sei lá, você estava meio equivocado e não foi tão bem assim e uma outra pessoa entrou.
O que vai acontecer no dia seguinte? Eu vou te perguntar. “Ah, e aí, passou? Como é que foi?”. E aí você vai ter que me dizer que não. Vai ter que contar o que aconteceu. Isso, como emoção, é mais marcante, é mais traumatizante. Então você memoriza…”Nossa, não passei! Eu contei e não passei”. Então você guarda aquilo.
Se você não tivesse contado você iria ter a resposta, não iria precisar dar satisfação para ninguém, você ficaria triste, mas iria ficar só triste. E não triste e incomodada. Essa soma de emoções faz você gravar mais. É mais ou menos isso que os psicólogos explicam que acontece.
Agora, o que eu acredito…E cada um tem suas crenças, né? Eu acredito que se você acredita nisso, se você acredita que contar para alguém vai fazer aquilo não dar certo, isso acontece. Mas não tem nada a ver com o outro. Tem a ver com você.
Primeiro porque você conta para alguém e depois você fica pensando: “Não vão nem me ligar porque eu contei para a Lu, não vou passar”. E aí você fica pensando tanto nisso, você se desliga do telefone. O telefone toca, você não vê. Aí eles pensam que você não vai atender, ele resolvem ligar para uma outra pessoa. A outra pessoa atende, o que acontece? Você perde. Mas não foi porque você contou, foi porque você ficou tanto com isso na cabeça que o seu pensamento criou uma atitude sua, que criou um resultado. Então eu acredito que isso acontece.
E eu acredito numa outra coisa. Aí é a minha crença. Você acredita no que você quiser, eu acredito no que eu quero rsrsrs. E eu acredito que quando a gente pensa muito em alguma coisa a gente cria uma energia daquilo. E aí a gente se mantém numa frequência, sabe? Igual a uma onda de rádio que atrai as coisas…Um rádio não atrai uma determinada coisa porque está numa frequência? Então! Você se mantém numa frequência de “Não vou conseguir!” e aí eu acredito que você atrai isso para sua vida.
Mas, de verdade, o que eu acho que é importante você considerar disso tudo é que contando ou não contando escolha uma torcida para contar! Eu gosto de contar. E eu gosto de contar para as pessoas que eu sei que vão vibrar comigo, que vão torcer por mim. E eu gosto de contar porque isso vira até um comprometimento.
Comprometimento, na minha visão, é uma técnica para você se motivar mais. Eu inclusive ensino isso no curso Domine Suas Finanças. Então, conta para as pessoas que você sabe que vão batalhar por você.
Porque, às vezes a gente nem sabe como chegar em algum objetivo. Então, o fato de você contar para as pessoas certas, essas pessoas talvez tenham caminhos para você chegar. Você pensa que comprar uma casa pode ser difícil, mas de repente alguém conhece uma forma mais fácil de você comprar sua casa, de você conhecer um corretor, de você investir seu dinheiro ou de você ganhar mais.
Então, de tanto você contar, você compartilha conhecimento, você fica sabendo mais das coisas, você vai aprender mais. Então, quando você decidir não contar com medo do que pode acontecer, você está se privando também de aprender e descobrir atalhos.
Quando eu comecei a fazer esse trabalho, eu comecei a contar para pessoas próximas que eu sabia que torciam por mim e desde então eu consigo realizar tudo o que eu quero, porque eu escolhi o grupo certo. Eu escolhi a torcida certa. E, mais do que isso, eu me comprometi! Então, conte para as pessoas que você confia que vão ser sua torcida, para você se comprometer.
Mas se isso te incomoda, se você realmente acredita que contar vai dar errado então não conta! Faz de tudo para os seus planos darem certo! O importante é que você acredite nos seus planos.