Eu acho que quando a gente usa o cartão de crédito pensando em juntar milhas, pode gerar um superboicote na sua vida financeira, porque a gente fica muito focado em gastar para acumular milhas. Se a gente não domina as finanças, não acho que seja o momento de se usar o cartão de crédito.
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Se a gente não domina as finanças, o ideal é que a gente controle tudo no débito, como se fosse dinheiro de verdade. Porque cartão de crédito não parece ser dinheiro de verdade, parece que a gente empurra as coisas para depois, depois eu pago, depois eu dou um jeito.
Se você não domina suas finanças, você precisa aprender a dominar lidando com o dinheiro no dia a dia, com o dinheiro ali, na sua mão. E aí, alguém diz: “Ah, usa o cartão de crédito para ganhar milhas!”. Aí você para de dominar seu dinheiro, porque você não precisa dominar um dinheiro que é só para o mês que vem. Então, você para de dominar o seu dinheiro, começa a empurrar tudo para o mês que vem.
Você nem sabe quanto você precisa gastar para ter essas milhas, aí você vai acumulando tudo. Quando chega no outro do mês está superenrolada e não vai sobrar dinheiro para viajar. Porque as milhas, a finalidade é trocar por passagens aéreas, mas a viagem não é só passagem, então se você se enrola toda com suas finanças não sobra dinheiro para viajar.
O resultado é que você fica acumulando contas no seu cartão de crédito, não sabe quando precisa para trocar por milhas, se enrola com outras coisas, não sobra dinheiro para viajar…aí você, efetivamente, não planeja a viagem porque está sempre enrolada com suas finanças. Não adiantou nada e você acaba não trocando por milhas de verdade.
Então, quem esta precisando dominar as finanças e precisa, neste momento, aprender a se organizar, esquece cartão de crédito, esquece essa ideia. O ideal seria você se organizar, fazer o dinheiro sobrar e aí, planejar suas viagens. Aprender as dicas de como aprender a comprar passagens mais baratas, porque é possível, melhor do que ficar enrolado e nunca fazer essa viagem.
Uma outra coisa também. Tem muita gente que diz: “Ah, eu vou pagar todas as minhas contas no cartão para acumular mais ainda as milhas!”. Tem que tomar cuidado com isso! Porque tem banco que cobra taxa quando você paga conta de luz, gás, no cartão.
Se você pagar as contas mais caras, vai acumular uma porção de pontos no cartão, mas você não vai conseguir usar. Para quem quer dominar as finanças não é o foco pensar em cartão de crédito, o foco é pensar em dominar as finanças. Depois que você estiver com as finanças dominadas vai ser muito simples fazer um planejamento para sua viagem.
E tem mais um ponto. Hoje em dia, os programas de milhas não são tão legais assim. Então quando você tem um cartão normal, ou cartões que não cobram anuidade, são aqueles que eu recomendo, quando você tem um cartão que não cobra anuidade, quando você vai usar suas pontuações, não vale a pena, você não consegue trocar, de verdade, por uma boa passagem.
Outro dia fui comprar uma passagem para Brasília, olhei e a passagem custava uns duzentos e poucos reais. Fui olhar com milhas, também. Para eu trocar as minhas milhas para essa passagem de duzentos e poucos reais eu precisava de 12 mil milhas.
Doze mil milhas, na verdade para fazer uma milha eu teria que gastar um dólar, que hoje, quando estamos conversando é quase quatro reais, então, uma milha = quatro reais. Doze mil milhas, multiplica isso por quatro.
Eu não sou boa de matemática, mas não precisar ser muito boa em matemática para dominar as finanças. Então, 24, 48, então estamos falando de 48 mil reais para comprar uma passagem para Brasília. Mas a passagem para Brasília custa 200 reais. Então, veja, seria necessário eu fazer um gasto de 48 mil reais para eu usar 12 mil milhas, para pagar uma passagem que custa 200 reais. É meio esquisito isso, não faz muito sentido.
Tem alguns cartões que são melhores nessa pontuação, mas você paga anuidade, então seria recomendado para aquela pessoa que viaja muito. Então, se não domina as finanças não é uma boa, para quem domina tem que fazer bastante conta pra ver se vale a pena…
Óbvio, conseguir economizar, fazer mais dinheiro, guardar mais dinheiro, não é molezinha, senão todo mundo conseguiria. Então, tem que se dedicar mesmo e pode valer a pena. O que estou dizendo é que não é tão simples assim, tem que avaliar, tem que fazer as contas.
Até o próximo artigo!