Todo mundo sabe que na hora de dominar as finanças do casal o mais importante é que role uma conversa sobre isso. Mas eu sei que muitos casais não conseguem nem conversar. Vira briga, discordam, ninguém se entende.
Eu sou Luciana Fiaux, sou personal trainer das finanças, não terapeuta de casais, mas hoje eu quero te dar 4 dicas pra salvar a vida financeira do casal!
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Outro dia eu fiz uma enquete no meu Instagram o @dominesuasfinancas e perguntei quantas pessoas tinham um marido ou esposa, namorado ou namorada que pensava muito diferente quando o assunto era finanças. Olha, 91% dos meus seguidores disseram que haviam muitas diferenças na forma como cada um lidava com o dinheiro.
E a gente sabe que dinheiro é um dos principais motivos de desentendimentos e até de separação. Então, para salvar a vida financeira dos casais, eu decidi compartilhar o que eu vejo que funciona na minha vida em casal e na vida dos meus alunos e que ajudam a gente a dominar as finanças a dois.
1. TENHA CLAREZA DE QUE NINGUÉM MUDA NINGUÉM
Você precisa ter clareza de que ninguém muda ninguém. Não adianta focar em querer mudar os hábitos e pensamentos da pessoa que está com você. Isso só vai gerar desgaste, briga, discussão o tempo todo. Se você quer ver mudanças, então não deixa a pessoa perceber que você quer que ela mude.
O ser humano resiste às mudanças. E se você for o agente da mudança, seu parceiro ou parceira vai resistir a você. Então faz assim, disfarça… Não seja tão incisiva, dizendo: “Ah, faz assim…faz assado!”. As próximas dicas vão te ajudar nisso!
2. INFLUENCIE COM EXEMPLOS
A segunda dica é: faça a sua parte e influencie com exemplos. Eu vejo que os alunos do curso conseguem muito fazer isso. Aprende você a organizar as finanças, a investir…começa a fazer isso, coloca em prática! E aí a medida em que os frutos forem sendo colhidos por você, você mostra pra ele ou pra ela…
“Olha, quanto eu investi!”, “Olha que legal quanto está rendendo!”, “Ih, esse mês sobrou dinheiro, vamos ao cinema ver aquele filme que você adora?”
A medida em que os frutos vão sendo colhidos pelo casal, vocês vão conseguir falar mais sobre esse assunto e isso vai despertar o interesse dele ou dela nas finanças. Vai ser, sim, desafiador tocar o barco sozinha, mas pensa que é por uma boa causa.
Eu tive aluna, inclusive, fez o curso, meu curso, escondida do marido. Mas ela não se arrependeu, não, porque eles conseguiram mudar muitas coisas na relação deles, aos poucos. Pensa no amor de vocês e no quanto você quer que o relacionamento de vocês dure para sempre.
3. CONVERSEM SOBRE SONHOS E DESEJOS
Conversem sobre sonhos, desejos, não sobre planilhas e boletos! Uma vez eu estava participando de uma palestra sobre finanças e um rapaz disse assim…
“Eu já tentei de tudo pra minha mulher se interessar em gastar menos e investir. Todo mês eu mostro para ela a planilha, mas ela sempre prefere gastar”.
Claro, né? Planilha é muito chato! Ela ajuda. É uma boa ter. Mas se você quer organizar as finanças, e ele ou ela não, organiza você! Mostra qual é a vantagem de organizar as finanças. Mostra que nesse mês, se vocês conseguirem gastar menos com jantares, vocês vão poder comprar aquele sofá novo que ela tanto quer.
Nesse primeiro momento, não dá muito pra convencer a pessoa que deixando de gastar hoje, ela vai poder ser feliz daqui a 5 ou 10 anos. Investir e falar em aposentadoria ou o apartamento daqui a 10 anos. Todo mundo quer ser feliz agora, né? Abrir mão de alguma coisa hoje pra ser feliz só daqui a alguns anos? Isso parece muito estranho.
Então, experimenta agora criar trocas de mais curto prazo. Deixar de gastar hoje para comprar a moto daqui a alguns meses. Deixar de gastar hoje pra fazer a viagem daqui a alguns meses.
Depois, a medida em que vocês forem ganhando essa habilidade nas finanças a dois, a medida em que ele ou ela entender que ter dinheiro depende das nossas escolhas, aí você pode começar a alongar esses prazos e realizar os sonhos do casal.
4. INDIQUE REFERÊNCIAS E SAIA DE CAMPO
A quarta dica, essa foi uma dica de uma aluna minha…indique referências pro seu marido ou pra sua esposa e tire o seu time de campo. Uma aluna me contou que ela estava sempre tentando mudar a forma como o marido dela pensava. Ela nunca conseguia.
Aí um dia ela mostrou pra ele meu perfil no Instagram. Ele começou a me seguir, aos poucos foi se conectando com o que eu dizia. Aí ele comprou o curso. Ela falou que ele mudou completamente! Que ele estava até mais positivo, otimista E organizando as finanças. Ela super me agradeceu! Disse que parece que uma terceira pessoa falando é uma confirmação de que a mulher dele não era uma doida, sabe?
Então, faz isso! Deixa um livro em cima da mesa ou então coloca um vídeo do Youtube pra rolar quando ele estiver por perto, conta pra ele alguma história legal de alguém que tenha feito algo diferente nas finanças…
Lembra da primeira dica? Faz assim como quem não quer nada. Se ele perceber ali alguma possibilidade de conseguir realizar alguma coisa que ele deseja, ele vai dar atenção.
Mas o mais importante: tenha paciência. O seu parceiro ou a sua parceira estão fazendo o melhor que eles podem com o conhecimento que eles têm até agora. Você é uma pessoa privilegiada de estar tendo acesso a todo esse novo conhecimento, pode se desenvolver na vida financeira, na vida pessoal. Então, oferece da melhor maneira possível essa oportunidade pra ele ou pra ela, também. Com amor, paciência, sem brigas, sem discussão.
Aproveita agora e assiste a um outro vídeo que tem aqui no canal onde eu falo mais sobre dominar as finanças a dois. Porque, em breve, vocês vão estar conversando mais sobre esse assunto, então já é bom você ir praticando essas outras dicas.
COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS DO CASAL?: https://www.youtube.com/watch?v=Dl5b-u9DfEc
É isso, até o próximo vídeo!