Hoje eu preciso confessar um segredo: durante algum tempo eu acreditei que os resultados que eu tinha com meus clientes de coaching eram por sorte. Isso mesmo! Sorte. Sempre que eu chegava ao final de um processo, depois de quase 2 meses, com resultados extremamente positivos, pensava que era sorte ter clientes chegando até mim com tanto potencial para mudar, radicalmente, as finanças. Estava tudo dando sempre tão certo que parecia que eu e os clientes erámos muito sortudos mesmo!
Mas sabe o que eu descobri? Que todo mundo pode ter essa “sorte” nas finanças! Inclusive você! Quer saber como? Olha essa história aqui:
Eu tive um cliente que estava completamente endividado e por conta disso tão estressado que não conseguia resolver nada de importante na sua vida. Quando juntos fizemos o seu Quadro da Superação Financeira e sua SWOT Pessoal [ferramentas que uso para criar o plano de quitação das dívidas e organizar as pendências financeiras], ele identificou que precisava com prioridade retomar uma questão na justiça que estava esquecida e que, se fosse ganha por ele, poderia trazer um bom dinheiro de uma só vez. Assim, criamos seu passo a passo pra isso, ele retomou o processo na justiça e depois de algum tempo veio me contar que ganhou! “Uau! Que sorte!”, eu pensei. Ele quitou as dívidas e ainda investiu o montante que sobrou!
Tem uma outra história de sorte que você precisa conhecer. Veja:
Uma outra cliente era uma profissional liberal que estava no vermelho. Quando criamos a sua Fotografia Financeira [técnica que eu uso para iniciar o planejamento das finanças] ela identificou que seus clientes inadimplentes estavam comprometendo [e muito] as finanças do seu negócio e também a pessoal. Mas apesar de identificar isso, ela não tinha coragem de ser mais incisiva e cobrá-los. Dizia que já tinha feito isso muitas vezes. Mas durante o processo trabalhamos também as questões comportamentais e identificamos que ela tinha um forte Sabotador Financeiro: o Prestativo.
O Prestativo é aquele comportamento que nos faz pensar mais nos outros do que em nós mesmos. E consequentemente nos faz não querer cobrar caro pelo nosso trabalho [ah, coitado de quem vai pagar né?], nos faz não conseguir cobrar o que nos devem [ah, não quero ficar incomodando]… Você conhece esse comportamento? Pois é, nós identificamos e trabalhamos esse sabotador. Ela mudou sua atitude e criou uma nova forma de cobrar seus clientes. Resultado: eles pagaram! “Caramba, que sorte, hein!”
Até que uma outra história aconteceu e eu pude então enxergar com muita clareza qual era a fórmula para ter sorte nas finanças. Vou te contar!
Uma outra cliente me procurou bem decidida a mudar suas finanças. Decidida, porém um pouco desanimada pois ela não enxergava como poderia sair do cheque especial e quitar todos os seus empréstimos. Durante dois meses organizamos suas finanças, trabalhamos também seus Sabotadores Financeiros, utilizamos ferramentas de Produtividade para que ela tivesse mais tempo para dedicar ao que realmente poderia mudar a vida financeira dela… E ao final do processo ela já tinha o seu plano de quitação de dívidas, com a sua Rota Financeira pronta, já estava organizada e muito mais tranquila. Na nossa última sessão ela me contou que finalmente encontrou um comprador para um imóvel da família que ela estava tentando vender há muito tempo e com isso ela anteciparia a quitação de suas dívidas e compraria o carro que ela queria. E o que eu pensei nessa hora? “Poxa, que sorte!”
Mas ela me contou algo que fez toda a diferença naquele momento:
“Lu, se eu não tivesse feito o processo de coaching, esse dinheiro ia entrar e sair e eu não ia nem perceber. Talvez quitasse as dívidas ou talvez nem isso. Talvez eu gastasse com coisas menos importantes e não sobraria nada. Mas ter feito o processo me deixou preparada para receber esse dinheiro e utilizar no que é prioridade da minha vida.”
Nesse dia eu entendi que isso que eu chamava de sorte, na verdade era uma incrível oportunidade encontrando alguém muito bem preparado. Aliás, essa é uma frase famosa que eu gosto muito: “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade“.
E se essas pessoas não tivessem se preparado para cada uma dessas situações, elas provavelmente não teriam conseguido aproveitar essas oportunidades.
Aliás, talvez estivessem tão estressadas com a sua vida financeira, que quando a oportunidade batesse à sua porta, elas até reclamariam do barulho da batida…
Por isso, precisamos estar sempre preparados para encontrarmos a nossa. Essa é a minha dica! Ela pode bater na nossa porta a qualquer momento e, se isso acontecer e não estivermos preparados, não vai adiantar de nada.
E você? Como você está se preparando? O que você pode fazer hoje [e já!] para estar preparado para encontrar a sua sorte? Certamente tem algo que você sabe que precisa fazer desde já e que talvez ainda não tenha feito.
Me conta nos comentários! Vou adorar saber e te ajudar nessa caminhada!
Bjs
Até o próximo post.
Bom dia Luciana, cai no seu site e fiquei mto entusiasmada, preciso de ajuda, embora tenha conhecimento basico sobre finanças nao consigo colocar em pratica e estou endividada, sou assalariada, tenho dois filhos recebo pensao e moro de aluguel, tento cortar gastos ao maximo mas sempre acabo no vermelho,o emprestimo q fiz pensando q iria me ajudar parece q so atrapalhou ainda mais… msm com decimo terceiro e uma pqna parte do pis q vou receber agora em dezembro meu orcamento em janeiro vai estar negativo em mais de seiscentos reais… me ajude por favor… desde ja obrigada, Juliana.
Oi Luciana ei sou a celijane tenho um salão de beleza e sou prestativa como faço pra mudar meu modo de pesar e cobrar carro pelos meus serviços.
A solução está sempre em nossas mãos, mas a dificuldade de encarrar o problema de frente é que não nos permite caminhar com mais tranquilidade. que venha a sorte!
Ola lu,nao consigo equilibrar minhas finanças,to com dividas que juntando tudo da uns 10 mil,sou manicure e nao consigo!o que eu faço?fico feliz por essas pessoas que conseguiram.bjoz
Oi Silvania. Tudo bem? Dá uma olhada nesse post aqui que eu falo sobre como começar: https://www.dominesuasfinancas.com.br/a-solucao-nao-e-ficar-anotando-gastos/
E toda semana vou te mandar dicas e orientações para você ir aplicando na sua vida. Eu mando vídeos, dicas, convites para aulas gratuitas… E também divulgo meus cursos. Vai acompanhando e me escreve sempre que tiver dúvidas ta?
bjs
Oi sou!Maria Carla e a!muito tempo venho tentando sair do!vermelho, comparndo as dívidas imensas de algumas pessoas que ouso fala devo pouco mas não!consigo quitar essas dívidas sem fazer outra, sou funcionaria pulblica e nas horas vagas trabalho com confeitaria em casa , tem meses que ate entra um dinheiro extra e penso agora consigo pagar tal prestaçao mas quando vejo o dinheiro ja sumiu. O que faço para conseguir organizar mimha!vida financeira?
Oi Maria Carla. Dá uma olhada nesse post aqui que eu falo sobre como começar: https://www.dominesuasfinancas.com.br/a-solucao-nao-e-ficar-anotando-gastos/
E fica ligada nos emails que eu enviarei pra vc. Eu mando vídeos, dicas, convites para aulas gratuitas… E também divulgo meus cursos. Vai acompanhando e me escreve sempre que tiver dúvidas ta?
bjs