Se você é daquelas pessoas que todo mês tem uma fatura alta de cartão para pagar, aí não sobra dinheiro para mais nada, você tem que ficar passando tudo no cartão de novo, transformando esse ciclo numa prisão financeira, esse artigo é pra você.  

Eu vou te mostrar como parar de usar o seu cartão e sair desse desespero. 

 

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

A primeira coisa que você precisa fazer… Sério, isso é importante… É parar de dizer que a culpa da sua vida financeira estar assim é do cartão de crédito. O cartão de crédito, coitado, não tem culpa de nada. Se você soubesse cuidar bem do seu dinheiro, ele poderia até estar te ajudando.  

O seu cartão é uma forma de pagamento. Ele não é uma despesa! Você é quem está transformando seu cartão em despesa. Então, é importante você assumir a responsabilidade da situação.  

Não é para ficar se culpando, mas é só para saber que você é responsável. Porque, olha que bom, se você é responsável por você estar assim, você também é responsável por sair dessa situação.  

É bom saber que só depende de você, né?  

 

A segunda coisa que você precisa fazer é parar de se importar com o que os outros pensam sobre você. O que isso tem a ver com o cartão? Tem tudo a ver!  

Normalmente, quando a gente se enrola com cartão, é porque a gente começou a gastar mais do que podia. E muitas vezesisso acontece porque a gente está vivendo um padrão de vida que a gente não pode pagar.  

E porque a gente faz isso?  

Para acompanhar os amigos nos programas, aqueles mesmos amigos que também estão enrolados financeiramente com cartão de crédito, né? E muitas vezes para comprar coisas que a gente não precisa, com o dinheiro que a gente não tem, para impressionar pessoas que a gente nem gosta!  

Então, a partir de agora você precisa pensar em você. E o que você quer para sua vida.  

 

Mas vamos lá, vamos para prática. Como você vai parar de gastar? 

 

Primeiro, você vai ter que fazer o que eu chamo de fotografia financeira. O que é isso?  

Você vai precisar determinar cada meta de gastos da sua vida para tudo que você gasta hoje. Então, você vai fazer uma lista de coisas que você vai usar seu dinheiro no mês e vai determinar um valor máximo para gastar com cada uma dessas coisas.  

Mas precisa estar tudo ali! Cuidados pessoais, animal de estimação, diversão…Eu não estou falando só de conta de luz e de gás.  

Você precisa listar todos os seus gastos do mês e determinar metas, um valor máximo para cada um deles.  

A soma de todas essas metas, mais a fatura do cartão de crédito que você tem que pagar, tem que dar no máximo a renda que vai entrar.  

Ou seja, se você somar todos os seus gastos, com a fatura que você tem pra pagar, essa soma precisa ser igual ou menor ao dinheiro que vai entrar nesse mês.  

 

Eu já sei que essa conta não está fechando, senão você não estava lendo este artigo, né?! Então, tem duas coisas para você fazer. Primeiro, você vai precisar cortar gastos.  

Nessa lista, você vai fazer assim: classifica aquilo que é mais importante, que não dá para cortar, ou quase que não dá para reduzir, até aquilo que é menos importante. Cria essa hierarquia de importância. E aí você vai analisando de baixo para cima, do menos importante para o mais importante. Vai reduzindo, eliminando, até caber todos os gastos, mais a fatura que você vai pagar, dentro do total da sua receita.  

 

Eu sei que vai ser chato, desafiador, pesado, ficar cortando coisa que você gosta. Mas pensa que é um mês de dedicação para sair desse desespero! É só um mês! Passa bem rápido.  

Mas e se mesmo assim não der, não couber na sua receita? 

Aí você vai fazer o seguinte: você procura a operadora do cartão e diz que você não tem dinheiro para pagar esse mês. Aí eles vão te oferecer um parcelamento,  e aí, ao invés de fazer aquela soma dos seus gastos, com a fatura inteira do cartão, você vai considerar só  a parcela da negociação com o cartão. E isso vai facilitar bastante, né? 

E, oh, aí não vai ter jeito, seu cartão vai ficar bloqueado para novas compras e isso vai ser ótimo, porque vai te ajudar a parar e sair desse descontrole por completo!  

 

E dá para melhorar ainda mais esse plano? Dá! 

Olha só, se você for bem criativa e conseguir uma forma de aumentar sua renda nesse mês que você vai dominar o seu cartão, vai ser ótimo! Faz um trabalho extra, vende alguma coisa. Isso vai ajudar a colocar esse plano em prática de uma forma bem mais leve.  

E a outra coisa que dá para fazer, ao invés de aceitar a negociação do cartão, você pode pegar um empréstimo de juros mais barato, aí você quita o cartão e com a parcela do empréstimo.  

 

Para te ajudar nisso, eu fiz um outro artigo sobre como pegar empréstimos mais barato.  

Eu vou deixar o link aqui para você ler:  

https://dominesuasfinancas.com.br/como-pegar-emprestimo-mais-barato/

Deixa aqui nos comentários como esse artigo te ajudou! Eu vou adorar saber! 

 

É isso! 

Até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *