“Lu, eu era muito gastadora e, acompanhando os seus ensinamentos, eu fiquei muito poupadora. Como é que eu faço agora para encontrar meu equilíbrio?”–Pergunta de aluno

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

Isso é muito comum quando a gente quer fazer uma mudança na nossa vida. E não é só na vida financeira.

Se você tem um comportamento, tem uma personalidade dentro de você, que é muito forte,muito para um extremo…“Eu sou muito desorganizada” e aí você diz “Quero mudar, quero fazer uma mudança”, a dica é a seguinte:você vai sair de um lado e você vai lá para o lado oposto.

Imagina que existe uma régua. Em uma ponta é o extremamente prestativo, é o extremamente desorganizado, o extremamente gastador. Na outra ponta é aquela pessoa superorganizada, aquela pessoa que não faz nada para ninguém ou é aquela pessoa que não gasta um centavo! Para você deixar de se ressa pessoa de uma ponta, você precisa ir para outra ponta. Você não tem como achar o meio, achar o equilíbrio que seria saudável, se você não conhecer a ponta.

Por exemplo, quando a gente vai viajar, aquela coisa meio de criança “tá chegando, tá chegando?”. A gente nunca sabe onde é o meio do caminho se é um lugar que a gente nunca foi.

Se eu sair do Rio e for para São Paulo pela primeira vez, eu não vou saber que ali em Rezende, por exemplo, é o meio do caminho,eu não sei. Porque eu nunca fui. Se eu não estiver com um mapa na mão, lógico, me dizendo isso. Se eu só estiver indo sabendo que são tantos quilômetros eu não consigo saber.

Então se alguém disser assim: “Olha, quando chegar na metade você para o carro”. De repente eu vou indo, indo, indo, vou ficar meio insegura, vou ter que chegar lá na outra ponta. E quando eu chegar na outra ponta: “Ih, caramba,não é aqui não”.

Mas, depois que eu cheguei na outra ponta eu posso calcular e falar: “Beleza, eu já conheço isso aqui e já conheço isso aqui, então eu acho que eu consigo encontrar a outra ponta”. Então é normal.

Não tem como saber qual é o tempo que leva isso. Tem gente que está há anos em um extremo. Aí, quando ela resolve fazer uma mudança, ela vai ficar alguns anos no outro extremo até ela acharo equilíbrio.

Tem gente que está há anos numa ponta e quando ela resolve fazer essa mudança e ela bate na outra ponta,ela estranha: “Não quero isso aqui, isso aqui é muito estranho para mim.” As vezes ela vai até voltar para a primeira ponta. Depois vai para a ponta oposta,depois vai para a primeira ponta novamente, para achar um meio.

Então a nossa cabeça é muito louca. A gente aqui está falando de finanças, mas já virou psicologia e eu aprendi isso como meu terapeuta. Então eu já fui muito de um extremo,eu já fui mega endividada, e depois eu fui mega poupadora, eu não gastava com nada.Agora eu gasto com o que é prioridade para mim.

Então você precisa encontrar as duas pontas e não tem um tempo certo para isso. Relaxa e curte. A vida é isso. Curte os seus momentos!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *