Se você está aqui é porque o seu dinheiro não está sobrando e aí você está buscando formas de economizar ainda mais e fazer o dinheiro sobrar, né? Está parecendo impossível? Então fica comigo que eu vou te mostrar um método supereficaz para você fazer seu dinheiro sobrar!
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Eu sempre digo que a gente precisa ver a nossa situação financeira com os olhos do Mundo das Possibilidades. E ao invés de pensar que as coisas não são possíveis só porque a solução não está tão na cara assim, o ideal é a gente se perguntar: como eu posso fazer ser possível pra mim? E isso quer dizer ter uma visão criativa sobre como reduzir nossos gastos e até aumentar receita.
Então, nesse vídeo eu vou compartilhar com você um método que pode te ajudar a enxergar com mais facilidade as coisas que você pode fazer, ações que você pode adotar nas suas finanças pra gastar menos e fazer o dinheiro sobrar! Vou te apresentar o método 5R.
1. RECUSAR
O primeiro R é de Recusar. Muitas vezes a gente diz “sim” para os outros e a gente esquece das nossas prioridades. A gente acaba comprometendo os nossos planos com coisas que nem são importantes pra gente.
Sabe aquele amigo que insiste em levar a gente pra uma reunião do novo negócio dele? Aí você acaba indo, porque ele está insistindo muito. Você até consegue escapar e não investir naquele negócio, que de repente não tem nada a ver com você. Mas só de ter ido lá você gastou, por exemplo, com Uber. E isso não era uma prioridade para você. Ou então aquela rifa de ano novo que você nem faz questão de participar, mas entrega o seu dinheiro de tanto que o pessoal do trabalho insistiu?!
Saber dizer “não” para o que não é importante pra você é fundamental para você dominar suas finanças e conseguir fazer o dinheiro sobrar para o que é importante para você. Então, todo início de mês, cria seu planejamento, faz suas metas de gastos, define se você precisa mesmo comprar alguma coisa, cria uma rota, cria um caminho para as suas finanças e se mantém nele.
Se surgir alguma coisa que não tem nada a ver com isso que você planejou, diz “não”. Recusa. você diz: “Não, obrigada, não está no meu planejamento. Quem sabe num outro momento…” e pronto.
2. REDUZIR
O segundo R é Reduzir. Eu tenho certeza que se você tiver um olhar cuidadoso para os seus gastos atuais você vai enxergar alguma possibilidade de negociar o valor com o atual fornecedor do serviço que você contratou ou até buscar na concorrência, tipo tv por assinatura, plano de saúde, telefone e internet. Pode dar um trabalhinho, mas se fazer o dinheiro sobrar é importante para você, vai valer a pena esse foco em reduzir.
Você também pode definir metas de redução de gastos e criar ações para ficar dentro do previsto em contas como luz, gás, mercado. Pra te ajudar, eu estou sempre dando essas dicas aqui no site.
3. REPENSAR
O terceiro R é o de Repensar. Você já parou pra repensar seu estilo de vida atual? Será que todas as coisas que você tem hoje são realmente necessárias? Roupas, carro… uma porção de coisas? Busca avaliar se você precisa mesmo manter todos esses gastos que você tem hoje. Tipo, ficar indo de Uber para os lugares e ficar gastando mais dinheiro com isso.
Será que tem algo no seu estilo de vida, na sua organização, no seu dia a dia que você pode mudar e conseguir gastar menos, sem sacrifício, só adaptando a sua vida ao que realmente faz sentido pra você? Ficar comendo fast food todo dia, gastando, engordando, piorando a saúde… será que faz sentido?
Repensar sua vida, repensar seus hábitos vão te ajudar a encontrar caminhos para economizar.
4. REUTILIZAR
O quarto R é de Reutilizar. Tem hora que a gente gasta com roupa nova, alguma coisa legal pra decorar a casa…mas ao invés de comprar tudo novo, a gente pode repaginar, reutilizar…Uma mesinha de cabeceira que a gente pode pintar e transformar em um móvel supermoderno. Ou então uma roupa que a gente pode customizar.
No Youtube e no Pinterest, por exemplo, tem várias dicas e passo a passo que podem muito te ajudar com isso. Pesquisa no Youtube por “customização de roupa”, “reforma de móveis”. O seu bolso agradece e o planeta também.
5. REVENDER
E o quinto R é o de Revender. Além de conseguir gastar menos, você também pode conseguir fazer dinheiro com esse método 5R. Você já pensou em vender aquela peça de roupa que você não usa mais? Tem sites como o OLX, o Enjoei, tem grupos de venda e troca de roupas no Facebook. Você também pode levar no brechó da sua cidade.
Legal pensar nessas novas possibilidades, né? Me conta aqui por qual delas você pretende começar agora mesmo? Tudo isso vai te ajudar a fazer o seu dinheiro sobrar e quem sabe até rolar uma graninha extra.
É isso! Até o próximo artigo!