Eu imagino que você já tenha percebido que os supermercados são cheios de tática para estimular consumo e aí fazer com que a gente gaste mais do que o necessário.  

 

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

Eu vou desvendar aqui algumas dessas táticas e te mostrar 10 dicas de como você pode evitar cair em certas armadilhas. Se você conseguir aproveitar essas dicas que eu tenho aqui, você pode economizar até 30% do seu orçamento com alimentação! 

 

 1. Sempre faça lista de compras 

A primeira dica é básica, mas eu vejo muita gente ignorando. Sempre vá com uma lista para o supermercado! Olha antes na sua dispensa e na geladeira e entra no mercado com foco!  

Não vai se perder pelos corredores, cair em tentação com promoção de coisa que você nem precisa. Mantenha o foco na lista! E quando a lista não é muito grande eu consigo até fazer uma estimativa de quanto deve dar. Aí eu crio uma meta financeira para aquele gasto! 

E uma seguidora, uma vez, me deu uma dica adicional: se o seu marido é superfocado e objetivo, pega a lista e põe na mão dele! Aí não tem jeito de vir nada a mais! 

 

 2. Atenção à posição dos produtos na prateleira 

Segunda dica! Fica atenta a posição dos produtos nas prateleiras! Os produtos com a melhor visibilidade não estão em promoção, pelo contrário! Muitas marcas pagam para estar ali… ali na altura dos olhos, na prateleira. E não têm o melhor preço! Normalmente nas prateleiras mais perto do chão é que estão os produtos mais baratos.  

E, olha só, cuidados com os produtos que ficam na parte da frente da prateleira. Porque algumas vezes eles estão para vencer, e aí, mesmo que ele esteja com um bom preço, se não for alguma coisa que vai ser consumida logo, pode ser que o prazo de validade expire e você vai jogar dinheiro fora. 

 

 3. Não vá com fome ou com crianças 

A terceira dica também é, muitas vezes, ignorada: não vai para o mercado com fome ou com criança. São duas coisas que tiram nosso foco e nossa concentração. Toda vez que eu fui ao mercado com fome, eu coloquei muito mais coisas no carrinho do que eu precisava. E isso já foi comprovado por muitas pesquisas. 

E as crianças? Eu sei que nem sempre dá para ir sozinha, mas dá um jeito de se organizar melhor com isso. Porque as crianças sempre vão pedir alguma coisa que não está na lista. 

Ah, e para piorar a situação, no caso dos produtos infantis, os mais caros ficam lá na parte de baixo, exatamente na altura dos pimpolhos! E aí depois que elas pegam é um “Deus nos acuda” para dizer que não vai levar, não é? 

 

 4. Cuidado com combos “Pague 2, Leve 3” 

E o famoso pague 2 leve 3? Financeiramente pode até compensar. Faz sempre a conta antes, tá! Não vai achando que sempre compensa, não. Confere! 

Mas dependendo do seu hábito de consumo ou do produto que você esta levando, essa promoção pode acabar virando prejuízo. 

Pensa o seguinte: não tem porque pagar, por exemplo, 3 reais a mais para ter o dobro de maionese se você nem consome tanta maionese assim. Se for um produto perecível, você pode acabar tendo que jogar fora e aí a promoção vai virar desperdício. Produtos de higiene e de limpeza podem até ser uma boa.  

Ah, olha só, muita atenção às grandes promoções! As vezes pode ser que o produto esteja para vencer e os preços estão atrativos para o mercado se livrar daquele estoque encalhado. 

 

 5. Leia os rótulos dos produtos lights 

Se você curte os produtos lights, os mais saudáveis, eu tenho uma dica importante. Olha sempre o rótulo, informação nutricional, o que está escrito na embalagem, não vai se confundir só com a cara do produto. 

As vezes a gente vê um rótulo azulzinho, um desenho fitness, um corpo sarado, aí já pensa que é um produto light. E como o light costuma ser mais caro, aí a gente nem questiona o valor. Mas as vezes as cores, a embalagem, o preço… enganam! Nem sempre o produto é light mesmo. Fica de olho nisso, tá? 

 

 6. Cuidado com locutores e música 

A minha sexta é dica é para você ter cuidado com os locutores e as músicas. É sério! Agente fica ali distraída com uma música boa, cantarolando. Sem perceber, a gente vai ficando mais tempo por lá, olhando as prateleiras… 

Têm estudos de marketing que comprovam que o nosso tempo de permanência aumenta em 34% quando a gente está curtindo a música e, consequentemente, as vendas do mercado também aumentam!  

E a outra sereia do mercado, que muitas vezes hipnotiza a gente, são aqueles locutores anunciando promoções. Nem sempre é uma promoção tão boa assim, muitas vezes não está na sua lista. Então, foca na lista e esquece todo o resto!  

 

 7. Avalie o melhor dia de compras 

E quando é melhor fazer compras? Semanalmente, mensalmente? O ideal é você criar seu planejamento mensal de quanto você imagina gastar, mas dividir semanalmente esse gasto. 

Cria uma meta de gastos semanais no mercado. E aí você aproveita a segunda quinzena do mês para comprar os itens mais caros da lista. Porque, nessa época, é possível encontrar mais promoções, menores preços e mercados mais vazios. Eu já observei que eu passei a fazer uma economia de 15% quando eu passei a comprar depois do dia 20. 

 8. Descubra os dias de promoções 

E tenta descobrir os dias de promoções: segunda é dia da carne, terça das verduras… porque, geralmente, os mercados separam o dia de promoção para esses itens mais procurados. Se o mercado que você frequenta funciona nesse esquema, você pode conseguir economizar até 30%. 

 

 9. Cadastre-se nos clubes de fidelidade 

E tem mais uma dica! Se cadastra nos clubes de fidelidade. Praticamente todo mercado tem. E alguns tem até alguns aplicativos bem legais. É só você perguntar para a funcionária no caixa quando você for de novo no mercado. Você vai acumular pontos, ganhar brindes, descontos, participar de sorteio…Se já vai gastar mesmo, é melhor poder aproveitar esses benefícios.  

 

 10. Não vá ao mercado sozinha 

E para fechar, a dica de ouro! Procura não ir ao mercado sozinha, para você poder passar pelo caixa e dividir as tarefas. Um vai empacotando, enquanto o outro fica de olho nos preços que estão sendo registrados.  

Olha, em cada 5 vezes que eu vou ao mercado, em 4 eu encontro algo errado quando a gente passa ali no caixa. Desconto que não é aplicado, preço diferente do que estava na prateleira e até nome diferente do que realmente estava sendo comprado. E isso também não é uma boa! 

 

Teve uma vez eu comprei um produto sem olhar o que estava sendo registrado. Aí, cheguei em casa, o produto estava vencido e eu nem podia voltar ao mercado para reclamar porque ele não aparecia na nota fiscal de compra, tinha sido registrado com outro nome. Era um bolo e na nota saiu como um guaraná, não sei porquê.  

O fato é que eu não tinha como provar que aquele produto vencido tinha sido comprado naquele mercado. Então, fica de olho quando estiver no caixa. 

 

E aí, essas 10 dicas foram úteis para você? Espero que você tenha gostado. Se você gostou compartilha o link desse artigo com seus amigos. Bora ajudar os amigos a dominarem as finanças também! 

 

Até o próximo artigo! 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *