Muitas pessoas têm o sonho de ter um carro! Mas se essa compra não for bem planejada, esse sonho pode acabar virando pesadelo! Por isso, eu quero te mostrar como você faz para calcular se vale a pena você ter um carro.
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Ter ou não ter um carro é uma decisão pessoal. Talvez para você seja muito importante, muito necessário ou talvez não…seja só para conforto. Independentemente do motivo da sua decisão de ter um carro, uma coisa que não dá para deixar de lado é o peso financeiro do carro no bolso. Então, é importante você fazer o cálculo de quanto vai custar esse carro todo mês, para você se preparar para esse gasto. E eu vou te ajudar a fazer isso agora!
É muito importante você lembrar que não vai sair do seu bolso só o valor do carro e da gasolina, ne? Então, eu vou listar para você quais são os gastos envolvidos e vou te ajudar a calcular cada um deles.
1. Valor do carro
Se você vai pagar à vista, o que é melhor financeiramente, fica mais suave no bolso todo mês porque você paga de uma vez.
Mas não pensa que não vai ter um custo mensal, não.
2. Custo de Oportunidade
Se esse dinheiro tivesse investido ao invés de ser gasto no carro, ele estaria rendendo mensalmente. Então, se você compra um carro você deixa de ganhar no investimento. E isso que você deixa de ganhar é um custo e esse custo tem nome, se chama Custo de Oportunidade! Então, mesmo quando você paga à vista, tem custo! Sacou?
E para calcular esse custo você faz o seguinte: vê a rentabilidade anual do Tesouro Selic, por exemplo, aplica no valor total do carro e dividir por 12, que é o quanto você ganharia no ano, para saber o custo do carro por mês. E se você for financiar, aí a parcela já é o custo do carro por mês. Então, o valor mensal do carro, agora, você já sabe calcular.
E que outros gastos existem?
3. Combustível
E como é que você calcula esse gasto? Pensa em como você vai usar o seu carro, semanalmente, indo para o trabalho, saindo final de semana…
Faz assim, vai lá no Google Maps aí você simula essas rotas para ver quantos quilômetros você rodaria por semana. Vai simulando e somando. Aí você multiplica por 4 para saber quanto vai ser no mês. Vamos supor que deu uns 500 quilômetros.
Quanto você vai precisar de combustível para rodar esses 500 quilômetros? Depende do quanto o carro que você vai comprar faz por litro. Se ele fizer 12 quilômetros, por litro, você vai precisar de uns 42 litros, por mês. Aí só ver o preço do litro na sua cidade.
Então a gente já sabe calcular o custo do carro e do combustível. Tem mais coisas? Teeem…
4. Seguro
Esse custo vai depender do perfil do motorista, do ano de fabricação do carro, se tem garagem ou não, aonde o carro vai morar, e dos serviços contratados no seguro.
Então, dá uma analisada nesse custo antes de decidir pelo carro.
Os outros custos que muitas pessoas não lembram:
5. Estacionamento
6. IPVA
7. Pedágio
8. Multa (porque pode acontecer, né?)
9. Manutenção do carro (é importante escolher um carro que tenha uma manutenção barata)
10. Perda do valor do carro (Você sabe que a cada ano o seu carro vale menos, né? Isso é dinheiro que você botou no carro e que sumiu. Qual o custo disso para você?)
Agora com todos esses custos, você pode somar e ver quanto você gastaria no mês. Talvez você se surpreenda com esse valor!
Mas que alternativa você tem para economizar tudo isso?
Bom, se o carro não for importante para você, se for só para resolver seu deslocamento, você pode pesquisar alternativas para o deslocamento. Transporte público ou até usar essa rota que você fez para calcular o combustível e fazer a estimativa de gasto com Uber, com táxi.
Eu vou deixar aqui dois links onde você pode criar essas rotas e fazer essas estimativas com Uber e com táxi.
ESTIMATIVA DE CUSTO UBER: https://www.uber.com/pt-BR/fare-estimate/
ESTIMATIVA DE CUSTO TÁXI: http://www.tarifadetaxi.com/
Abrindo mão do carro, você pode economizar e usar esse dinheiro economizado naquilo que é realmente importante para você e ainda contribuir para um meio ambiente melhor, com menos 1 carro circulando por aí.
“Mas, Lu, eu moro em uma cidade que não tem Uber, eu tenho filho pequeno, eu uso meu carro para trabalhar…”
Tudo bem! Eu não estou dizendo que você não deve ter um carro! Mas é importante que você saiba desses custos. E aí se prepara para os custos, né! Não vai depois chamar alguma coisa de imprevisto!
E aí, talvez, sabendo de tudo isso, você pode até querer buscar alguma alternativa. Porque você pode alugar um carro, alugar mensalmente. Tem locadora que cobra, em média, mil reais por mês. Aí, seguro, manutenção do carro, IPVA, custo do carro…tudo isso é substituído pelo valor do aluguel. Melhor do que comprar um, né?
Bom, mas o mais importante é que a decisão seja sua! Que você ache importante! Às vezes a gente decide ter carro por causa de pressão dos outros, por status. Ah, gente para, né! O mundo está mudando, nem todo mundo está dando essa importância toda para status, não.
Não ter carro, não significa que você é uma pessoa que não tem dinheiro, pelo contrário! Tem muita gente que tem carro, comprou sem planejar e não tem dinheiro para mais nada!
E aí, esse material te ajudou a fazer as contas? Se você curtiu, deixa seu comentário aqui.
Até o próximo artigo!