Você está em um mar de dívidas e precisa saber qual dessas bombas você desativa primeiro? Eu quero te mostrar qual é a ordem certa para você quitar suas dívidas e resolver essa situação!
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
A primeira coisa que você precisa fazer antes de pagar sua dívida é equilibrar suas finanças. Eu sei que vem uma vozinha na nossa cabeça dizendo: “Mas se eu tivesse como equilibrar minhas finanças, eu não estava endividada!”.
Eu sei! Isso parece fazer sentido, mas não faz, não! Olha só, o fato de você não dominar suas finanças hoje, vai fazer com que você não tenha o menor controle do seu dinheiro. E sem controle, não tem como negociar, não tem como parcelar uma dívida, prometer um pagamento. Simplesmente não tem!
Sem olhar para suas finanças, organizar, fazer o que eu chamo de Fotografia Financeira, você não vai conseguir saber quanto você tem pra negociar e aí quitar sua dívida. Ou então vai negociar e aí depois não vai conseguir pagar.
Então, olha, por mais que você pense que não tem como sobrar dinheiro, que você já fez de tudo, eu sugiro que você veja os vídeos do meu canal no Youtube (Domine suas Finanças), onde eu ensino a equilibrar as finanças, ganhar mais, cortar despesas…porque eu tenho certeza que ainda tem muitas coisas que você pode fazer.
Eu sei disso porque isso acontece com muitos alunos e seguidores, eles sempre descobrem algo novo. Então, antes de definir a ordem da quitação das dívidas, assiste os outros vídeos do meu canal, combinado?
Mas e aí, uma porção de boletos chegando, cobrador ligando, por onde eu começo?
LISTE TODAS AS SUAS DÍVIDAS
Primeiro você tem que fazer uma lista de tudo que você está devendo. Eu sei, eu sei que é um momento chato, dá uma angustia danada…Mas faz assim, pensa no que vai ser possível o dia em que você resolver tudo isso. Viajar, passar as férias na praia…
Visualiza isso, pega uma imagem, uma imagem de verdade que represente isso e coloca na sua frente. Sério mesmo! Sua mente é tão poderosa, talvez você nem saiba disso ainda. Olha pra essa imagem e aí você começa a fazer essa lista.
Você precisa saber exatamente tudo que você deve para você poder montar seu plano de ação. Esse plano de ação vai depender, principalmente, do que acontece se você não paga a sua dívida, certo? Você vai escolher qual pagar primeiro de acordo com as consequências do não pagamento de cada uma.
Então, quando você fizer essa lista, você vai dividir suas dívidas em 3 tipos. A dívida Bomba Atômica, a dívida Bomba-relógio e a simples Bomba.
- Dívida Bomba Atômica – A Bomba Atômica é aquela que tem algum bem como garantia, então quando ela explode é um grande estrago. Essa precisa ser a primeira a ser desativada. Dívida de financiamento, de condomínio, que você pode perder seu apartamento, por exemplo. Então, todas essas dívidas que envolvem bens, precisam de mais atenção, serem as primeiras a serem negociadas e quitadas. Talvez você não saiba ainda como quitar a dívida, mas não evita ir conversar com quem você está devendo. Porque só essa conversa, já mostra que você tem interesse em pagar. Então, isso pode adiar uma ida dessa dívida para justiça, por exemplo. Não empurra com a barriga, não deixa para depois. Essa é a primeira que você já tem que procurar pra conversar e negociar.
- Dívida Bomba Relógio – O outro tipo de dívida é a Bomba-relógio. Aquelas que tem altas taxas de juros, que vão explodir com o passar do tempo, tipo cheque especial, cartão de crédito e empréstimos.
E esse tempo depende da taxa de juros dela. Então, nessa sua lista, você precisa identificar quais são as dívidas Bomba-relógio e registrar ali a taxa de juros de cada uma delas pra você poder definir essa ordem de negociação e quitação. Aquela que tem a maior taxa de juros, tipo cheque especial, é a que explode mais rápido! Você piscou o olho e sua dívida está gigante, quase impagável, e por isso que ela tem que ser paga logo. Então trocar uma dívida de cheque especial pegando um empréstimo, com uma taxa de juros mais barata, cobrir esse negativo da conta e ficar pagando o empréstimo, é uma boa. Você está trocando de bomba. Como o empréstimo tem taxa de juros mais barata, é uma Bomba-relógio que demora mais a explodir. Se você seguir a dica que eu te dei de dominar suas finanças antes de trocar essas bombas, é como se você tivesse desativando essa bomba do empréstimo. Tem muita gente que pega empréstimo sem dominar as finanças e aí está só adiando a explosão. Mas se você dominar antes, aí sim, você pode desativar, conseguir sair do negativo e conseguir ficar pagando esse empréstimo. Dívida de cartão também é uma outra Bomba-relógio. Com o passar do tempo vai aumentando e a qualquer momento pode explodir! Mas se você tiver que escolher entre pagar o negativo da conta e pagar o cartão, escolhe a conta. Porque esse negativo e os juros estão ali pegando seu dinheiro todo mês. A bomba está ali, na sua conta. E o cartão, se não é débito automático, pode esperar. Vai crescer, vai explodir, seu nome vai para SPC, para o SERASA. Mas, olha só, pode até ser que daqui a alguns meses, como essa bomba explode para o banco também, ele não quer ficar sem receber seu dinheiro. Então, em alguns meses eu aposto que ele vai te procurar para negociar. Então prioriza as outras bombas, mas já vai guardando um dinheiro para você quitar esse cartão numa boa negociação com o banco. E se a bomba for um empréstimo que você não está conseguindo pagar? Nesse caso, você também precisa procurar a instituição e buscar uma negociação. Muito cuidado porque, na verdade, você vai estar renegociando algo que você já negociou um dia. Então a dívida vai aumentar, o prazo vai ficar maior… cuidado pra você não assumir alguma coisa que você não pode pagar. Uma outra saída é buscar uma portabilidade de crédito, que é procurar uma outra instituição que tenha juros menores, prazos maiores, pra mesma dívida. E aí você pode transferir seu empréstimo pra lá. E mais um detalhe: se você não está conseguindo pagar seu empréstimo, principalmente se for um consignado que está tomando mais de 30% do seu salário, conversa com um advogado sobre isso. Dependendo do seu caso, você pode descobrir alguns bons caminhos para resolver esse problema.
- Bombas Simples – O terceiro tipo de bomba são aquelas Bombas simples. Explodem, sim, mas fazem menos barulho, digamos assim. Uma conta de luz, por exemplo. Ela é mais barata do que um financiamento e menos perigosa também. Claro que ninguém quer ficar sem luz. Mas eu já fiquei! Eu já jantei a luz de velas porque cortaram. É péssimo, mas eu não priorizei mesmo. Eu dei um jeito de arrumar o dinheiro e paguei no dia seguinte ao corte. Então, é uma bomba, mas você pode resolver mais rápido e até lidar com a consequência, se ela vier. A mesma coisa para uma dívida com uma faculdade ou pós-graduação. Você não perde seu diploma, não vai ter seu nome incluído nos órgãos de restrição ao crédito, mas essa dívida pode ir pra justiça, mas normalmente leva tempo e você pode conseguir negociar até lá.
Então agora que você conhece os 3 tipos de dívidas e as bombas que elas representam, você vai classificar aí e vai decidir qual vai priorizar. Tem gente que diz que começar pela menor dívida é bom porque você já se livra logo. Outros concordam que Bomba Atômica tem que ser a primeira. Independente do que você decidir, você precisa conhecer as consequências de deixar pra depois.
Eu realmente acho que o ideal é priorizar a Bomba Atômica, depois olhar pra Bomba-relógio e a medida que for possível foca nas simples Bombas.
E aí, conseguiu pensar no seu plano de ação de quitação da dívida?
Me conta aqui se tiver alguma dúvida.
Até o próximo artigo!
Oi Lu!
Plano de saúde você considera que tipo de dívida?