PERGUNTA DE ALUNO: “Como eu sei que eu posso confiar na corretora que eu escolhi e o que eu faço se ela falir?”
Bom, a primeira coisa que você faz é verificar se a corretora está no Cadastro Geral da CVM, que é a Comissão de Valores Mobiliários. A CVM está para as corretoras mais ou menos como o Banco Central está para os bancos. É quem manda ali, quem toma conta.
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Joga no Google: “CVM Cadastro Geral”. Aí você vai cair numa página que você pode pesquisar pelo nome da corretora se ela está cadastrada na CVM. Então, se estiver cadastrada já é mais do que meio caminho andado, está tudo bem.
Mas existem as corretoras mais conhecidas. A maioria das pessoas está escolhendo essas corretoras que hoje estão fazendo publicidade, estão se comunicando mais na mídia, e que são corretoras seguras, são corretoras que têm bons atendimentos, bons sites.
Então tem várias. Inclusive eu tenho um vídeo no meu canal do Youtube que eu falo quais são as corretoras que eu utilizo. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=p7hWNnFCE4c
Só um cuidado porque de repente alguém te apresentou uma corretora…“Olha, meu amigo está investindo na corretora tal!”…aí você pega o nome da corretora, joga no Cadastro Geral da CVM e algumas vão aparecer assim…o nome da corretora e ao lado “Agente Autônomo de Investimento”.
Um agente autônomo não é uma corretora. Ele é um corretor da corretora. É como se ele fosse um revendedor da corretora. E para isso ele oferece serviços de assessoria de investimentos, ele oferece outras coisas para que você invista através dele, mas ele usa a corretora para você investir. Então, ele está ligado a uma corretora, normalmente.
Existem muitos agentes autônomos que são bons. Mas existem muitos agentes autônomos não tão bons assim. Então, para quem não conhece de investimentos, para quem está começando agora, eu recomendo que você procure direto a corretora, que você não invista agora através de um agente autônomo.
Para você primeiro conhecer esse mundo, conhecer o que é importante na hora de investir, saber que ajuda você está precisando, para depois você buscar… “Eu quero um agente autônomo, porque eu quero uma assessoria”.
Mas, nesse primeiro momento, se você está começando, começa direto pelas corretoras. Procura lá no Cadastro Geral da CVM quem tem o nome de corretora ou de distribuidora, porque aí é a corretora mesmo.
O que acontece se a corretora falir?
As pessoas ficam muito preocupadas é no que acontece se a corretora falir. Só que quando a corretora falir, o seu dinheiro, se ele está investido, ele não está na corretora.
É mais ou menos assim, por exemplo…você usa um celular e aí você usa o Whatsapp no celular, né? Se você está fazendo backup direitinho, o que você tem no Whatsapp não está no celular, está na nuvem. O que acontece se o celular quebrar? O que acontece com o seu Whatsapp, com as mensagens, com as fotos?
Não acontece nada. Você compra outro celular na loja e pronto, liga ali aquele Whatsapp de novo e aí você está usando de novo o seu Whatsapp. Mas o que acontece se você não fizer o backup do Whatsapp e deixar tudo no seu celular e o celular quebra? Aí você perde tudo.
É a mesma coisa com a corretora. Porque a corretora é só uma intermediação dos seus investimentos. Quando você investe, quando seu dinheiro está investido, ele está em um cofre que é chamado no mercado financeiro de custodiante. É a custódia dos investimentos.
Então o seu dinheiro está num cofre, no cofre do tesouro, no cofre do título bancário, ele não está na corretora. Na hora que o seu dinheiro vem do seu investimento…“Ah, eu vou resgatar”, aí você resgata e vem para corretora.
Naquele momento está na corretora, então não fica deixando dinheiro na corretora. Resgatou? Traz para sua conta corrente porque conta corrente em banco também é protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito. Então, se o banco falir você recebe seu dinheiro de volta.
Mas na corretora não tem proteção. Na corretora é o celular. Se o celular quebrar, você perde tudo. Você não deixa nada no celular, você deixa na nuvem. Você não deixa nada na corretora. Ou você deixa investido ou você traz para sua conta.
Mas, se alguma coisa acontecer, é só você abrir conta numa outra corretora e resgatar o seu dinheiro para uma outra corretora. Exatamente como você faria com um novo celular.
Até o próximo artigo!
Bom artigo, bastante didático.