Uma aluna me perguntou: “Tem um monte de gente que acha que não, mas vale a pena pagar INSS?”
Eu sempre digo o seguinte: a gente não tem muita opção! Porque quem tem renda, quem ganha dinheiro de alguma maneira, tem que pagar INSS. É obrigatório!
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
A questão é que não tem nenhuma multa, nenhuma penalidade para quem não paga. Então, tem gente que não paga e acha que está tudo bem não pagar. Mas sei lá se um dia o Governo inventa uma multa, todo mundo vai ter que se acertar! Se você trabalha em uma empresa, a empresa paga para você. Ela já desconta do seu contracheque. Se você é autônomo, você tem que pagar o seu INSS.
Agora, quando você me pergunta se vale a pena pagar, eu estou entendendo que você quer dizer se você vai poder contar com esse dinheiro no futuro. Eu não tenho bola de cristal, eu não sei. Agora, se a gente não tem bola de cristal e muito se fala que talvez a gente não possa contar com esse dinheiro no futuro, então o ideal é a gente complementar.
O INSS tem o objetivo de ser uma previdência dada pelo Governo, então vamos fazer a nossa previdência também! Mas que não necessariamente precisa ser em um produto de previdência. Tem muitos planos de Previdência Privada que não são bons, que a rentabilidade é baixa, que tem muitas taxas…Então, as pessoas, muitas vezes, procuram a primeira Previdência Privada, aquela que o teu gerente te empurra!
Então, o que você precisa é saber que INSS é obrigatório e, sim, contribuir. Por outro lado, se preparar para o seu futuro por você mesmo. Não ficar contando que o Governo vai estar lá pronto para te ajudar quando você chegar na sua aposentadoria.
Aprende a investir, entende de investimento, entende o que é uma previdência para não aceitar o que o gerente te empurra como se fosse a melhor maravilha do mundo, sabe? Aprender a investir para você poder fazer o seu plano de aposentadoria.
Muita gente fala assim: “Ah, eu não vou pagar INSS porque eu vou contribuir com o mínimo, vai me dar só um salário!”. Aí não paga INSS e também não aprende a investir. Então, quando chegar lá na frente, não vai ter nem 1 salário, né? Então paga o INSS pelo menos para garantir esse salariozinho aí, porque eu sei que tem muita gente que nem isso está fazendo, e também aprende a investir.
Investir é questão de prioridade. Tem gente que fala: “Ah, não, não investir até hoje porque não deu.” Não. É questão de prioridade. Outro dia eu recebi, no meu Instagram, uma pessoa dizendo assim: “Eu ganho 1 salário mínimo, mas quero começar a investir. Começo por onde?”
Eu fiz questão de compartilhar lá no Stories para dizer… Olha, tem gente que arruma desculpa. E tem gente que arruma um motivo! Foi o motivo dela! Ela sabe que ela vai precisar se preparar e ela quer fazer isso.
Então, a gente pode priorizar. É uma questão mesmo de prioridade. Então, contribui com o INSS e prioriza aprender a investir e começar a investir o quanto antes!
Até o próximo artigo!