Aqui eu NÃO vou te mostrar como fazer sua Reserva de Emergência! Mas, espera aí, não vai embora, não! Eu vou te mostrar como é que você faz a sua Reserva de Segurança e te mostrar ainda qual a diferença de uma para a outra! 

 

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

Quando eu comecei a organizar minhas finanças, eu ouvi falar em Reserva de Emergência, que era um dinheiro para ficar guardado. Para quê? Para uma emergência!  

Só que começando a me organizar, ainda sem muito domínio das minhas finanças, às vezes meu dinheiro acabava, aí pintava uma superviagem para eu fazer com os amigos. Poxa, era uma emergência né?! Aí o que é que eu fazia? Eu ia lá, na minha Reserva de Emergência e tirava um dinheirinho.  

Você já fez isso? Já mexeu em dinheiro que estava guardado para uma coisa e usou com outra? Pois é! Depois que eu entendi para servia a tal Reserva de Emergência eu percebi que ela era, na verdade, minha Reserva de Segurança!  

 

Chamar de Reserva de Emergência fica parecendo que é para eu usar com qualquer situação inesperada, né? E o pior, se eu estou guardando dinheiro para uma emergência, eu estou focada em que? Na emergência! Eu acredito que as palavras têm poder e que isso aumenta a probabilidade de acontecer uma, então, eu prefiro chamar de Reserva de Segurança. 

E a minha reserva está ali para eu lidar com imprevistos maiores: perder o emprego, ou um mês muito ruim de faturamento do negócio, que não dá grana nenhuma, ou então algum problema de saúde, um acidente de carro…é praticamente um seguro do meu bolso. Todo mês eu pago para mim mesma esse seguro, eu coloco o dinheiro lá na minha reserva porque se eu precisar cobrir um buraco de uma receita que não entrou, eu uso o meu seguro, a minha reserva. 

 

Se a sua reserva é o seguro do seu bolso, se de repente vai cobrir um buraco de uma receita que não entrou ou uma surpresa financeiramente grande, então você tem que saber primeiro quanto você precisa de dinheiro todo mês? É o que eu chamo de Fotografia Financeira. Se você tirar uma foto dos seus gastos mensais, quanto daria?  

A sua Reserva de Segurança deve ser, em média, uns 6 meses de gastos seus. Se você é um funcionário público e a tendência é que você tenha mais estabilidade, você pode até ter uma Reserva de Segurança menor.Se você é autônomo e suas receitas variam muito de um mês para outro, talvez seja bom ter uma reserva um pouco maior. Mas 6 meses é, em média, um bom número.  

 

Vamos cuidar bem da nossa Reserva de Segurança. Tem investimento seguro, você pode começar com pouco, rende todo dia, ao contrário da poupança, que você também pode sacar a qualquer momento. Uma ótima opção é o Tesouro Selic, que vai render mais do que a poupança.  

“Mas, Lu, me disseram para botar minha Reserva de Segurança em um CDB.” 

Sim, pode ser uma boa opção! Tem a mesma segurança que a poupança. E se o CDB tiver liquidez, que é você pode sacar a qualquer momento, se ele render acima do CDI, é uma boa! Então, é só você ver quanto está o CDI…Faz assim, entra no site da b3, a bolsa brasileira, www.b3.com.br. Aí você vê lá a taxa DI, que é o CDI, e se esse CDB rende acima dessa taxa, da taxa DI, é uma boa! Caso contrário, fica no Tesouro Selic mesmo. 

 

E como é que você vai resistir à tentação de não mexer nesse dinheiro que está guardado? Porque está ali, está guardado, como é que você não vai usar nas suas coisas do seu dia a dia?  

Faz um exercício, escreve em um papel o que aconteceria na sua vida se você perdesse seu emprego ou se você ficasse sem nenhum cliente no mês? Como seria se isso acontecesse e você não tivesse uma reserva na sua vida? O que iria acontecer com você, com a sua família?  

Refletir sobre isso vai te trazer a clareza sobre a importância da sua Reserva de Segurança, vai te deixar focada na tranquilidade de ter uma reserva e não cair em tentação de trocar essa tranquilidade por um gasto que não é importante.   

 

E aí, curtiu aprender mais sobre sua Reserva de Segurança? Então deixa seu comentário aqui embaixo para eu saber que você está aprendendo a dominar suas finanças e aproveitando mais sua vida! 

 

Até o próximo artigo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *