Você está lá com seu dinheiro certinho para pagar as contas e, de repente, acontece um imprevisto! E pronto…bagunça tudo e você fica sem saber de onde tirar seu dinheiro! Eu vou te mostrar como você pode fazer para nunca…nunca ter um imprevisto na sua vida financeira!
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Eu sei que você não deve estar acreditando muito que seja possível nunca ter um imprevisto, mas eu quero te mostrar aqui que é possível, sim, que esse acontecimento surpresa não seja um imprevisto para você! E vou te mostrar como é que eu faço. Talvez nem tudo que eu vou te mostrar aqui caiba perfeitamente na sua vida, hoje. Mas você pode ir se ajustando até chegar no ideal.
1. Tenha atenção plena nas finanças
A primeira ação que você precisa fazer eu chamo de Atenção Plena nas Finanças. No início do mês você precisa definir quais vão ser todos os seus gastos no mês, ter metas para todos esses gastos. E não dá para só lembrar de aluguel, condomínio, luz…essas coisas obrigatórias, não! Você precisa fazer tipo uma lista de compras da vida, sabe? Uma lista de tudo em que o seu dinheiro vai ser usado no mês.
Diversão! Não dá para fingir que você não sair para se divertir! Seu carro! Os gastos que envolvem ele são muito mais do que só combustível. Precisa ter, por exemplo, uma meta de gasto para manutenção.
Você pode até olhar extratos do passado do banco, do cartão para lembrar de tudo que você usa o seu dinheiro. Mas o ideal para você lembrar de tudo é olhar para frente! Olhar para um calendário e imagina como vai ser sua semana, seu mês, o que você pretende fazer nos próximos dias. Olha a sua volta e pensa na sua rotina. É quase uma meditação das finanças, sabe, pensar em como você quer que seja a sua vida nos próximos dias.
Aí você vai fazendo essa lista, você vai lembrar do aluguel, da luz, mas você vai olhar a sua volta e você vai lembrar do animal de estimação – que é importante considerar uma grana para saúde dele – vai lembrar do aniversário de alguém que é querido e que você quer comprar um presente… vai olhar no calendário e vai lembrar do feriado que está chegando, aí, por isso, você deve gastar mais com diversão, com uma viagem.
E aí, muitas dessas coisas que a gente chama de imprevisto, vão se tornar previstos! Porque a correria do dia a dia que não deixa a gente enxergar que as coisas estão ali, ó…estão aparecendo ali pra gente. Então é importante você fazer essa pausa para olhar para frente na sua vida.
2. Converse com seu negador!
A segunda ação que você precisa fazer é conversar com o negador que tem dentro de você! Deixa eu te explicar! Sabe quando tem uma situação que está mostrando que vai dar problema, mas a gente meio que finge que não vê, sabe?
A gente sabe que está indo dormir tarde e aí no dia seguinte vai acordar atrasado e precisar pegar um Uber, gastar mais, ao invés de ir de transporte público. Ou, então, tem alguma coisa na nossa saúde que não vai muito bem. Aí, ao invés de a gente ir logo no exame, fazer exame, ir ao médico, a gente vai deixando pra lá. Aí cai doente, gasta os tubos com remédio!
Ou, então, o carro que já está meio velhinho e aí ao invés de você fazer uma revisão, ou então separar uma grana para estar preparado para uma necessidade, a gente fica esperando o carro quebrar no meio da rua e dar aquele prejuízo!
A gente precisa conversar com esse negador que tem dentro da gente, que evita encarar os fatos e dizer “Olha, vai dar zica isso aí!” Não dá para deixar o negador tomar conta da nossa vida e dizer que essas coisas são imprevistas! Muitas podiam ser previstas!
3. Faça sua reserva de Segurança!
A terceira ação que você precisa fazer é você ter a sua Reserva de Segurança. E é de segurança mesmo, não é emergência, não! Eu não chamo de Reserva de Emergência, não! Eu acredito que as palavras têm poder e se eu ficar juntando dinheiro por causa de emergência, o que vai acontecer na minha vida? Uma emergência! Então, a minha se chama Segurança!
Ter uma reserva é muito importante! Eu sei que, talvez, você não consiga, agora, juntar muito dinheiro, mas começa aos poucos, não deixa para depois! Se você não começar agora você nunca vai ter uma reserva!
Se aparecer aí um boleto para você pagar, você vai dar um jeito de pagar! Se aparecer um imprevisto, você vai resolver, não é? Então já separa alguma coisa logo no início do mês! Já se paga logo! Seja o imprevisto previsto da sua vida! Pague primeiro a você!
O que eu faço para nunca ter imprevistos financeiros!
Se você fizer essas 3 ações, você vai reduzir drasticamente a existência de imprevisto na sua vida! “Mas, Lu, você falou que ia dar um passo a passo para eu nunca ter imprevistos. Não era só para reduzir!” É verdade, eu falei!
Então eu vou te contar o que eu faço para nunca ter imprevisto! Além de tudo isso que eu te falei, eu não chamo mais de imprevisto. Se acontece alguma coisa que eu realmente não tinha como prever, para mim é uma surpresa. Quando a gente chama de imprevisto parece que a gente está se justificando que não podia fazer nada. A palavra imprevisto meio que dá apoio para essa fuga da responsabilidade, sabe? Mas, no fim das contas, muitos imprevistos podem ser previstos!
E olha que legal pensar assim! Porque tem surpresa boa, né? Ser sorteado e ganhar um prêmio, receber uma ligação especial inesperada…quanta coisa boa, quanta surpresa boa pode acontecer! Então está tudo bem acontecer alguma coisa na vida que a gente não espera, né? Isso é a vida!
Bom, eu espero que aos poucos você consiga ir colocando em prática cada uma das ações desse artigo e esteja sempre pronta para receber todas as surpresas da vida.
Até o próximo artigo!
B B B A B A B
1
Teste viva no azul, gostaria de receber o resultado. Grata
Saber do resultado do teste Viva no azul
1-b
2-c
3-b
4-a
5-b
6-a
7-b
Meu teste do viva no azul
1 B
2B
3B
4C
5B
6C
7B
Resultado teste
1-D
2-C
3-D
4-A
5-D
6-D
7-D
Meu teste viva no azul ( curso – Dr Augusto Cury)
1-A
2-A
3- B
4- A
5- A
6- A
7-A
Teste viva no azul
1-A
2-A
3-B
4-A
5-A
6-A
7-A
Sobre o teste viva no azul
1-d: 2-b;3-c ;4-a; 5- d; 6-b; 7- c
Resultado do meu teste
Teste viva no azul Respostas: 1)a; 2)a; 3)b; 4)a; 5)b; 6)c; 7)a
Saber sobre o teste viva no azul
1- C
2- B
3- B
4- C
5- B
6- B
7- B
Saber sobre o teste viva no azul
1 – C
2 – A
3 – D
4 – D
5 – D
6 – D
7 – B