Você já tomou uma decisão na sua vida financeira para ajudar alguém e acabou se ferrando com isso? Eu já! Porque é chato dizer “não”, né? Criar uma situação ruim, magoar alguém…
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Só que é mais chato ainda a gente se enrolar por não saber dizer “não”. Então, eu quero te mostrar qual a técnica que eu uso atualmente para tomar as minhas decisões e só dizer “sim” quando também for bom para mim!
Eu conheço muitas pessoas que já disseram “sim” sem querer dizer. Que fizeram isso diante de um pedido de um amigo, de um parente, com medo de criar algum conflito, de deixar a pessoa chateada ou de ser acusada de ser uma pessoa mal educada, que não ajuda os outros…
Só que aceitar situação que a gente não quer ou que não pode aceitar, vai fazer a gente pagar um preço alto por isso. E é impossível a gente conseguir agradar todo mundo. Então, esse preço nem vale a pena pagar.
“Mas, Lu, eu sou muito boba. Não consigo dizer ‘não’!”
Então, eu quero te mostrar agora qual a técnica que eu uso para ser bem assertiva nas minhas decisões e não me enrolar financeiramente por querer ajudar alguém.
1. Entenda a importância do “não”.
Bom, primeiro, para essa técnica funcionar com você, precisa está bem claro para você a importância de dizer “não”. Porque não vai adiantar você usar essa técnica se você não estiver convencida de que alguns “sins” que você tem dito estão realmente te prejudicando. E mais, podem estar prejudicando a própria pessoa que você quer ajudar.
Eu tenho uma amiga que durante anos ajudou o irmão, financeiramente. Ele trabalhava, mas dizia que não ganhava o suficiente para pagar todas as suas despesas de casa, faculdade, alimentação… Aí, ela que ganhava um pouco mais, pagava algumas coisas para ele.
E durante muito tempo foi assim. Mas aí começou a ficar meio pesado para ela. E aí, quando ela percebeu que ela estava começando a entrar no cheque especial e que o dinheiro dela não estava dando para a conta dos dois, ela foi lá, foi conversar com ele para dizer: “Olha, não posso mais te ajudar.”
Aí, ele ficou bravo com ela, eles discutiram… Mas sabe o que aconteceu depois? Ele precisou correr atrás de oportunidades melhores e aí, conseguiu! Hoje ele trabalha em um outro estado, em uma grande empresa, ganha muito bem…
Será mesmo que ela estava ajudando o irmão? Ou estava impedindo que ele crescesse pessoalmente, profissionalmente, se acomodando com a ajuda que vinha todo mês?
2. Liste 3 situações em que o “sim” te prejudicou.
Então, faz assim, lista aí, pelo menos, 3 situações em que você não conseguiu dizer “não”. 3 situações que você disse “sim” para o pedido de alguém e que isso de alguma forma foi prejudicial a você. E talvez, também, até a pessoa que você ajudou.
Escreve em um papel cada uma das situações e as consequências delas para você ter clareza do quão importante é dizer “não”.
3. Tenha clareza das suas prioridades.
A outra coisa que você precisa fazer, antes de aprender essa técnica é deixar claro para você mesma quais são as suas prioridades.
Se sua saúde é sua prioridade, faz sentido você decidir ajudar alguém e perder sua hora de almoço, ficar sem se alimentar direito e se sentir mal depois? Se a sua prioridade são seus filhos, faz sentido você emprestar dinheiro para um parente e depois se preocupar em como vai conseguir pagar a escola dos seus filhos? Ou, então, comprar aquele brinquedo que seu filho tanto quer, em um momento em que você não pode pagar, e depois faltar dinheiro para fazer aquela viagem de férias que você prometeu para ele?
Então, coloca aí em um papel, quais são as suas prioridades atualmente.
Bom, agora que você já sabe que você tem que listar as 3 situações em que o seu “sim” te prejudicou, definir quais são as suas prioridades, eu vou te mostrar qual é a técnica que eu uso para conseguir dizer um “não” sem dizer “não”.
COMO DIZER NÃO SEM DIZER NÃO
Como para muitas pessoas é difícil assumir essa responsabilidade desse “não”, o que você vai fazer é, primeiro, terceirizar o “não” e depois, ganhar tempo.
Eu não estou falando de se livrar dessa responsabilidade, não. É só de comunicar que tem motivos para o seu não e conseguir dizer um não sem ele precisar sair da sua boca.
Por exemplo, se um parente pede um dinheiro emprestado ou pede para fazer um empréstimo no seu nome, se você não vai ter dinheiro para pagar esse empréstimo, se ele se enrolar, então, você deveria dizer não. Afinal, é um risco que você está correndo, dele não pagar, né?
Mas, muitas vezes, querendo ajudar, não magoar a pessoa, a gente diz sim, né?
Então, como é que você vai terceirizar o não e ganhar tempo?
Você vai dizer o seguinte: “Eu gostaria muito de te ajudar e te emprestar esse dinheiro, mas eu estou num momento cuidadoso das minhas finanças e pode ser que eu também precise desse valor. O que você faria na minha situação?”
Percebe o que você está fazendo nesse momento? Primeiro, você não está mentindo. Porque você realmente está cuidando das suas finanças. O crédito ou o dinheiro guardado que você tem hoje é exatamente para te ajudar caso aconteça alguma emergência.
Você precisa ter pelo menos uns 6 meses de despesa mensal guardado para você ter sua reserva de segurança. Então, se você não tem isso não está te sobrando dinheiro não. Pelo contrário, está faltando.
E perguntando o que a pessoa faria na sua situação você está terceirizando a sua decisão. Fazendo com que a própria pessoa chegue ao não para você. Dizendo um não sem precisar falar um Não.
Está certo que existem pessoas superarticuladas, criativas, que vão até poder responder que sim – “eu emprestaria, sim” – e vão arrumar todos os motivos para isso, mas aí você vai usar a parte da técnica de ganhar tempo.
Se ela tentar te convencer de que você pode emprestar você vai dizer: “Obrigada pela sua sugestão! Então, eu vou pensar nisso e depois eu te dou uma resposta”.
Você ganhou tempo, então, para a pessoa procurar uma nova alternativa e para você estruturar melhor sua resposta. Conseguir dizer não sem dizer não.
Alguns dias depois você pode dizer: “Realmente, fiz as contas e esse valor está mesmo comprometido”.
Viu que você pode dizer um não sem usar essa palavra?
Eu sei que não é fácil de primeira, mas é uma questão de treino. Busca sempre fazer com que a pessoa se coloque no seu lugar. Ela vai acabar dizendo um não por você.
Gostou dessa técnica? Se você gostou, comenta aqui para eu saber. Compartilha esse artigo com os amigos que, assim como você, também acham difícil dizer um não.
Até o próximo artigo!
Usei as dicas com uma pessoa e consegui manter o convivio… obrigado
Adorei essas dicas! Estou passando por um momento delicado no qual terei que aprender a dizer não urgente para minha irmã! Ela está pirada em viajar e quer me levar junto, mas viajar não é minha prioridade e só vai me deixar endividada! Obrigada pelo artigo!
Uma vês, tive que pagar 1500 dólares para pagar a dívida de uma pessoa que passou 2 horas ouvindo não meu.
Depois de 2 horas, acabei dizendo sim e ela não pagou o cartão que eu emprestei para ela.
Mesmo assim, continuo a dizendo sim querendo dizer não.