Eu recebo com muita frequência mensagens de seguidores me dizendo que perderam dinheiro no tesouro direto, que investiram seu dinheiro e no dia seguinte já estavam perdendo!
Mas como se todo mundo diz que ele é o investimento mais seguro que existe, mais seguro que a poupança? Eu vou te contar qual é a forma de você nunca perder dinheiro no tesouro direto e poder continuar investindo sem medo.
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
Se você souber investir no tesouro direto é simplesmente impossível perder dinheiro! Então, se você conhece alguém que diz que perdeu ou se você mesmo está olhando lá na sua conta da corretora e está desesperado porque tem menos dinheiro do que quando investiu, então, a única coisa que está faltando aí é conhecimento!
Quando você investe no tesouro direto você compra um título público e você paga um preço por aquele título. Um preço do dia. E esse preço muda todo dia. Então, quando você entra para comprar, você vê ali no site do Tesouro Direto o preço de compra. Mas, depois de ter comprado, quando você volta no sistema para ver o seu título, o que aparece para você é o preço de venda.
Então, a primeira coisa que você precisa saber: o preço de venda pode, sim, ser menor do que o preço que você pagou no título. Mas se você não vendeu ainda você não está perdendo nada! Aquilo ali para você é só uma informação do quanto valeria o seu título se você vendesse naquele dia. Então, enquanto você não vender está tudo bem.
Mas vamos lá, tem mais coisas para a gente aprender. Você já sabe que existem 3 tipos de títulos? Tem o Tesouro IPCA, Tesouro Pré-Fixado e tem também o Tesouro Selic.
O Tesouro IPCA e o Pré-Fixado são os dois que tem uma taxa definida que você recebe essa taxa no dia do vencimento. Tesouro Selic é aquele que rende conforme a taxa Selic, todo dia, e você pode resgatar a qualquer momento que vai receber essa rentabilidade.
Então, vamos falar primeiro do Tesouro IPCA e do Tesouro Pré-Fixado.
Se você comprar um desses títulos você está emprestando seu dinheiro para o Governo e combinando que vai receber uma determinada taxa no dia do vencimento do título. Então, o que você precisa fazer é ficar com esse investimento até o dia do vencimento, aí vai dar tudo certo.
Você vai receber a rentabilidade que foi combinada no momento da compra, mas se você decidir vender antes da data de vencimento, o que acontece? Você vai entrar lá no sistema e vai ver o preço de venda. E pode ser que esse preço, nesse dia, esteja menor do que o preço que você pagou quando você comprou. Porque esse preço muda dia a dia de acordo com as taxas de juros do mercado.
Então, se você vender nesse dia, antes do vencimento, você pode, sim, perder dinheiro. Mas se você entrar lá no sistema, vir que o título está valendo menos hoje, decidir que vai continuar esperando a data de vencimento, você não perde nada. Porque na data combinada você vai receber a rentabilidade combinada, simples assim.
Então, quando você investe no IPCA ou no Pré-Fixado você não precisa ficar entrando para ver seu investimento todo dia, porque o preço que aparece ali não interessa a você, se você não está pensando em vender. Você está investindo em Renda Fixa e Renda Fixa não cai, sacou?
Pronto, desfeito o mistério e agora você já sabe que não tem como perder. A menos que você decida vender antes da hora.
“Mas Lu, a pessoa que perdeu dinheiro falou que estava investindo no Tesouro Selic! Aquele que você sempre diz que pode resgatar a qualquer momento!”.
Ah, então, tem um segredinho no Tesouro Selic também. Do mesmo jeito que nos outros títulos, o Tesouro Selic também tem um preço de compra e um preço de venda, que é menor que o preço de compra. Quando você compra, você paga o preço da compra. E na hora em que você entra no sistema para ver seu título, aparece ali o preço de venda, de resgate do título.
“Mas, Lu, você não disse que no Tesouro Selic eu posso resgatar a qualquer momento e eu não preciso esperar até o dia da data de vencimento para vender meu título?”
Eu disso, é verdade! O Tesouro Selic rende todo dia e tem liquidez. Mas olha o que acontece… nos primeiros dias do seu investimento no Tesouro Selic, ele ainda está começando a render. Como ele vai render todo dia, acumulando juros sobre juros, a cada dia ele engorda um pouquinho.
No início ele ainda está magrinho, não engordou muito. Então quando você olha no sistema, nos primeiros dias, ele não cresceu o suficiente para ter um preço de venda beeem maior do que o que você pagou. E aí, como nos primeiros dias ainda tem cobrança do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras, ele fica ainda mais magrinho. E aí se você vender nesse momento, pode ser que venda por um valor menor do que comprou.
Mas olha, isso só acontece nos 7 a 8 primeiros dias. Depois disso ele começa a engordar, quando passa de 30 dias não tem mais IOF e aí ele vai ficando mais gordinho. Não vai ter dieta que segure!
Ele, todo dia, vai estar um pouquinho mais gordo. Então, se nos títulos pré-fixados você tem que levar a até a data de vencimento, no Tesouro Selic você deixar passar uns 7 a 10 dias e nunca, nunca mesmo você vai perder dinheiro!
E aí, desfeito o mistério da insegurança no Tesouro Direto? Viu como ele é superseguro?
E olha só, se você quiser aprender mais sobre Tesouro Direto e outros investimentos de renda fixa, para começar a investir logo, sem medo de perder dinheiro, dá uma olhada na surpresa que eu tenho aqui para você!
Acesse este link que eu acho que você vai gostar: http://curso.investindosemmedo.dominesuasfinancas.com.br/euquero
Até o próximo artigo!