Se você recebesse uma boa grana hoje, você iria investir em aplicação financeira ou abriria um negócio? 

Eu quero te mostrar qual a melhor coisa a se fazer nesse caso e como conseguir fazer o dinheiro trabalhar para você.  

 

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

Antes de te dizer qual é a melhor decisão, a gente precisa considerar que qualquer uma das duas seria bem interessante para fazer nosso dinheiro trabalhar para gente. Porque tanto em um negócio próprio quanto em um investimento é possível fazer dinheiro dormindo! Já pensou nisso? 

Quando a gente é funcionário de uma empresa, ou quando é autônomo, profissional liberal, a gente só ganha dinheiro se estiver ali, trabalhando, trocando nosso tempo por dinheiro. A cada hora a mais trabalhada é possível ter dinheiro a mais. Se não trabalhar, não ganha.  

Mas no negócio próprio e nos investimentos não é assim! Você coloca seu dinheiro ali e ele pode crescer sozinho. Seus funcionários podem estar trabalhando no seu negócio e vendendo pra você. Seu produto pode ser vendido numa loja e você receber por isso, sem precisar estar ali. Seus investimentos rendem juros, você não precisa fazer nada para isso.  

 

Percebe como até dormindo ou de férias você poderia estar fazendo mais dinheiro?  

Mas como é que você vai escolher, então, entre negócio e investimentos?  

 

Nos investimentos tem opções bem seguras. Você coloca o seu dinheiro, não vai perder de jeito nenhum. Só uma situação, assim, mega bizarra, extraordinária, para você perder dinheiro em um Título Público ou em um CDB, por exemplo.  

Então, tem como investir de forma extremamente segura, mas quando o risco é baixo, a rentabilidade também  é mais baixa. E aí, se você quiser buscar maiores rentabilidades, você vai ter que se expor mais ao risco. Sair da renda fixa,
por exemplo. Buscar investimentos mais agressivos, como ações. 

Então, se você quer escolher os investimentos, você vai ter que optar por baixo risco, e aí menor rentabilidade, ou, então, você vai correr um certo risco para buscar retornos maiores.  

 

E nos negócios? 

Não ter patrão, fazer seu próprio horário, trabalhar do jeito que você quiser…É ótimo né?  

Bom, eu não posso deixar de te dizer que nem tudo são flores. Tem muito trabalho, sim, e precisa de muita dedicação. Mas é muito bom ter essa autonomia toda.  

 

Mas e o dinheiro? Tem mais retorno que nos investimentos? 

É possível dar um retorno extremamente maior do que nos investimentos. Perfeitamente possível!  

Mas para ter sucesso e lucro, o dono do negócio vai precisar ter habilidade de empreender, entender de gestão, de finanças, de marketing. Não adianta só conhecer o produto ou o serviço que está sendo oferecido. Precisa atuar como empresário!  

Então, se a pessoa que está abrindo um negócio tem perfil
para isso, a rentabilidade pode ser muito maior do que nos investimentos. Mas o risco é bem maior, também. Não dá para esquecer isso!  

 

“Ai, Lu, então como é que eu vou escolher?” 

 

Bom, depende do seu perfil, depende do risco que você quer correr, depende de quanto você quer que esse dinheiro renda… 

Mas independente da sua escolha, você vai precisar estudar, se dedicar, se conhecer, se comprometer…e muito!  

Na minha visão, se você conseguir fazer as duas coisas, seria o ideal. Investir em um negócio que tem a ver com você e aplicar uma outra parte da sua grana em investimentos de diferentes riscos. 

Assim você vai poder ampliar sua chance de ver o dinheiro trabalhar para você.  

 

E aí, esclareceu sua dúvida? Comenta aqui embaixo
para eu saber. E compartilha esse artigo com seus amigos, também! De repente eles estão querendo decidir entre empreender e investir.  

Bora ajudar todo mundo a dominar as finanças e aproveitar mais a vida! 

 

Até o próximo artigo! 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *