“Vai parcelar ou vai pagar à vista?”

Que resposta você dá quando houve essa pergunta?

Saiba que tem hora que é melhor pagar à vista e tem outro momento que é melhor pagar parcelado.

 

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

 

Então, vamos lá!

Quando me perguntam se vou parcelar ou pagar à vista, eu sempre devolvo com outra pergunta: “À vista tem desconto?”

Porque se não tem desconto, mas se não tiver de jeito nenhum…se você apertar o vendedor e ele não te der desconto, se você disser que vai pagar em dinheiro e ele não te der o desconto, se  não tem desconto de jeito nenhum…aí é que eu vou pensar no seguinte:

“Eu tenho reserva? Eu tenho como pagar esse valor à vista? Está dentro da minha meta de gastos? Eu posso gastar esse dinheiro de uma vez?”

 

Se eu posso, eu pago à vista.

Se eu não posso, mas eu posso dividir em 2, 3 vezes, porque se eu dividir em 2, 3 vezes, cada parcela vai ficar dentro da minha meta de gastos…eu parcelo.

Mas, perceba que eu já havia determinado antes quanto eu podia gastar por mês com aquilo que eu estava comprando. Porque é preciso que as parcelas fiquem dentro da minha meta de gastos.

Mas nunca parcelo em muitas vezes, para não perder de vista.

Mesmo quando você está planejadinha, quando você está com tudo organizado, parcelar em 10, 12 vezes não faz muito sentido.

Algumas vezes, dependendo do que você está comprando, aquilo vai acabar antes do parcelamento. Então, eu parcelo em poucas vezes.

 

Mas tem algumas situações que mesmo podendo pagar à vista eu parcelo.

Sabe por quê?

Porque eu uso o cartão Nubank. E quando eu uso o Nubank eu posso parcelar e, depois, eu posso antecipar essas parcelas  e ter desconto.

Porque o Nubank dá desconto quando você antecipa a parcela.

Sabia disso?

Bom, se você não sabia eu posso te contar, mas eu te conto em um outro artigo. Porque eu tenho mais coisa para falar sobre o parcelado ou à vista.

Para eu saber que você nquer saber disso coloca aqui nos comentários a hashtag #mecontadodesconto que eu faço um outro artigo para te contar.

Seguindo…a gente já falou de quando não tem desconto à vista.

 

E se tiver desconto? “Ah, se tiver desconto paga!”, alguém pode estar pensando por aí.

Eu devo dizer que não. Não necessariamente.

Se tiver desconto à vista e a única grana que você tem é exatamente o valor daquilo que você está pagando, não paga à vista. Porque o impacto na sua vida financeira vai ser muito grande.

A nossa vida financeira não é feita só de cálculos matemáticos.

Financeiramente, se à vista é mais barato, faria sentido pagar à vista.

Mas a decisão não tem que ser só financeira. Não vai gastar todo seu dinheiro comprando alguma coisa, ficando sem reserva. Porque se não, lá na frente, você pode precisar de dinheiro. E o que é que você vai ter que fazer? Tem que pedir um empréstimo, vai ter que usar cheque-especial e aí vai pagar juros.

Então, toma as decisões antes. Decida agora. Vou pagar um juros, vou pagar um pouquinho, mas eu não vou ficar sem reserva.

Esse é o primeiro ponto.

 

E para quem tem dinheiro investido? Aí eu tenho um presente. Eu tenho um simulador para você fazer essa conta.

Você vai fazer o seguinte. Você vai acessar o link abaixo e vai deixar o seu nome, seu e-mail e vai conseguir entrar no meu simulador.

 

WWW.DOMINESUASFINANCAS.COM.BR/SIMULADORDEJUROS

 

Nesse simulador você vai colocar o valor das parcelas, quantas parcelas e vai colocar também o valor à vista. Que você pagaria à vista. E aí o simulador vai te dizer exatamente qual é o valor de juros que você está pagando por mês.

Você vai comparar com a rentabilidade mensal do seu investimento.

Se seu investimento, por exemplo, rende 1% ao mês e os juros são maiores que 1%, então, vale a pena você tirar o dinheiro do seu investimento e pagar à vista.

Agora, se os juros são menores do que a rentabilidade mensal do seu investimento, vale a pena você parcelar. Deixar o dinheiro paradinho lá rendendo, crescendo e fazer a compra parcelada mesmo.

Olha, o mais importante de tudo não é exatamente como pagar. E sim, por que comprar! O quê que você vai comprar? Se aquilo é realmente necessário para você?

Não deixa para pensar nas coisas na boca do caixa não.

Pensa antes, crie seu planejamento, defina aquilo que você quer, defina as suas metas de gastos. E aí, depois disso, você analisa se vai pagar parcelado ou se vai pagar à vista.

 

Gostou desse artigo?

Quer contar para alguém como você descobriu se é melhor parcelar ou pagar à vista? Então, compartilha esse artigo com os amigos. Pega o link e manda por WhatsApp!

Não deixa mais amigo nenhum entrar na cilada de pagar à vista quando tem que pagar parcelado. Ou pagar parcelado quando tem que pagar à vista.

 

Tá bom?

Nos vemos no próximo artigo!

 

Respostas de 6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *