Já está tudo pronto por aí para você curtir a folia do Carnaval? Nessa data tem muita gente que comete alguns excessos, né? Hoje, eu quero te ajudar a não se exceder nas finanças. E vou te mostrar 8 dicas para você economizar no carnaval sem economizar na diversão, sem ter aquela ressaca financeira. Pra você não olhar para o que passou e pensar… “Por que eu gastei tudo isso?”.
Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:
1. Determine antes quanto gastar
A primeira dica que eu tenho pra você é: determine antes quanto você vai gastar no feriado inteiro. Se você vai viajar, ou se vai ficar na sua cidade mesmo, já faz uma estimativa de quanto você imagina gastar, por dia, e define um teto de gastos, uma meta máxima, por dia.
Não é difícil, não. É um exercício de visualizar as coisas acontecendo antes delas acontecerem. Isso é planejar.
Imagina cada dia, o que você provavelmente vai fazer…um bloco, uma festa, um churrasco…e aí você determina quanto você pretende gastar por dia, toma nota disso, depois você soma todos os dias e vê se você realmente pode gastar esse dinheiro sem se enrolar financeiramente.
Se não pode, então você volta para o seu planejamento muda a programação, muda os gastos…até caber nas suas finanças. Dá para se divertir bastante sem detonar as finanças. É só planejar com cuidado.
Pensa nas coisas que você quer realizar com seu dinheiro…as outras viagens, o casamento, o carro ou a moto que você quer comprar, seus investimentos para o futuro. Pensa em tudo isso e programa seu carnaval para caber a diversão, mas, também, caber esses outros objetivos.
2. Saque o dinheiro e separe por gastos
Depois que você definir quanto vai gastar por dia, já saca esse dinheiro e separa pra não correr o risco de usar cartão de crédito ou até de débito e gastar a mais.
Você pode separar por dia e a cada dia sair com o dinheiro do dia no bolso, ou você pode separar por gastos do dia…bebida, alimentação, transporte…pode colocar um clips ou um post it prendendo o montante da alimentação, por exemplo, para você não confundir um com o outro.
E, para sua segurança, você guarda naquelas bolsinhas coladas ao corpo, sabe? As doleiras. Um jeito seguro e prático de guardar o dinheiro.
3. Priorize beber em casa
A terceira dica é priorizar beber e comer em casa. Se você vai curtir a folia na rua, faz um esquenta com os amigos antes, em casa, programa um almoço pra não gastar muito com comida na rua…e não exagera com o churrasco!
Parece simples de organizar e de fazer, é superlegal, eu adoro…mas não fica tão barato. Então, escolhe um dia para fazer o churrasco e aí nos outros você opta por macarrão, um grelhado…umas coisas mais fáceis e mais baratas.
E se você também fizer um planejamento disso antecipado, você pode fazer as compras no mercado mais barato ao invés de deixar para comprar em cima da hora no único mercado caro que vai estar aberto no feriado.
4. Leve sua comida e sua bebida para os blocos
A quarta dica, para complementar essa terceira é: leve sua bebida e comida para praia ou para os blocos. Dependendo do que você está programando fazer, de quantas pessoas vão estar com você, pode ser uma ótima ideia vocês se reunirem, comprarem as bebidas no mercado, fazerem uns sanduíches, levar tudo num isopor e aí não gastar dinheiro na rua.
E olha, com essa dica, você pode até se organizar para ganhar um dinheiro no Carnaval. Separa um espaço nesse isopor para levar alguma coisa a mais pra vender: bebidas, sanduiches, sacolé (aqui no Rio a gente chama de sacolé, mas sei que chamam também de “din din”, de “gelinho”…) você economiza e ainda aumenta mais sua receita!
5. Priorize os eventos gratuitos e próximos um dos outros
Porque você gasta menos com transporte. Deixa o carro em casa, na garagem, e de preferência vai a pé. Se não der, escolhe transporte público porque táxi e carro de aplicativo podem estar com tarifa dinâmica, aquelas mais caras, e mesmo dividindo com o amigo não vai ficar tão barato assim.
Então faz um mapinha da folia antes levando tudo isso em consideração. Marca antes do Carnaval uma reunião com os amigos em casa para já pensar nesse mapa. Vai ser superdivertido já fazer um pré-Carnaval assim.
6. Crie suas próprias fantasiais
Tem uma porção de tutorial no Youtube ensinando. É só você pesquisar por “fantasias de Carnaval”. Com um pouco de criatividade, pouco custo, às vezes nenhum custo, você consegue fazer fantasias superengraçadas, originais, até pras crianças!
7. Cuidado com seus documentos e cartões de banco
Perder tudo isso vai te fazer perder tempo e dinheiro, depois. No Brasil, não existe uma lei que te obrigue a andar com identidade, então você pode até deixar em casa, mas é importante para sua segurança.
Então faz assim: deixa os cartões em casa e leva uma identidade com o mesmo cuidado que você está levando seu dinheiro, por exemplo na doleira, aquela bolsinha que eu falei na primeira dica.
8. Exagere só na felicidade!
Cuidado com bebida em excesso, muita exposição ao sol. Tudo isso tem consequência… remédio, acidente…Tudo isso tem custo e nem sempre é só financeiro. Não vale a pena colocar plano importante a perder só pra exagerar na folia né?
É muito importante você buscar o equilíbrio das duas coisas, principalmente se você já tem dívidas. Carnaval tem todo ano! Se organiza nesse, tenha atenção nas suas finanças para nos próximos você poder curtir, curtir muito aproveitando ainda mais.
É isso! Até o próximo vídeo!