Eu não me considero pão-dura e nem gosto de ficar fazendo economia sem sentido. Eu acho que dinheiro é para proporcionar conforto, qualidade de vida. Mas gastar sem precisar ou com coisas que não são importantes para mim…ah, isso eu não faço mesmo! 

 

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

Eu quero compartilhar com você 8 itens que eu cortei das minhas despesas e que eu consegui economizar um bom dinheiro com esse corte! 

 

 1. Água 

Eu não admito pagar uma fortuna em uma garrafinha de água no aeroporto, no restaurante…por isso que eu estou sempre com uma garrafinha na bolsa. E quando eu vou a um restaurante e quero beber água eu peço a água da casa. 

Aqui no Rio é lei os bares e restaurantes oferecerem água potável de graça! É só pedir pela água da casa. Em Brasília também! Procura saber por aí na sua cidade.  

 

 2. Tarifa Bancária 

A outra coisa que eu cortei da minha vida foi tarifa bancária. Para mim não faz o menor sentido deixar de usar o meu dinheiro com alguma coisa para mim para entregar para o banqueiro e deixar ele mais rico! Ele já toma conta do meu dinheiro. Se fica algum dinheiro na minha conta corrente, o banco pode usar enquanto eu não estou usando. Não sei se você sabe disso. 

 Então, pagar mensalmente para ter uma conta é deixar o banco ganhar duas vezes em cima de você. E pagar para fazer DOC e TED enquanto tem banco digital que faz a mesma coisa sem me cobrar nada também é doideira. Então, se você está pagando hoje tarifa para o banco, você precisa passar para Conta Essencial ou então abrir uma conta digital. Eu tenho um outro vídeo aqui no canal onde eu falo sobre isso!  

Ah, e nem tarifa da conta da empresa você precisa pagar, ? Tem dois bancos digitais, o Inter e o Agibank, que oferecem contas para pessoa jurídica sem tarifa nenhuma, enquanto tem gente pagando R$ 100 por mês nos tradicionais bancões 

 

 3. Anuidade de cartão de crédito 

Terceira coisa que eu cortei, anuidade de cartão! Esse aí eu nem lembro qual foi a última vez na vida que eu paguei! Eu tenho Nubank há bastante tempo, que é um catão que não cobra anuidade, e eu tenho o cartão do Inter que também é de graça. Nem uso os dois não, ! Ninguém precisa ter mais de um cartão! Mas eu fiz questão de pedir para experimentar os dois para poder contar aqui para vocês!  

Mas se você já tem um cartão de banco que cobra anuidade e quer tentar manter, faz o seguinte, liga para a operadora e diz que você ficou sabendo dos cartões Nubank, do Inter, e que você está pensando em cancelar para trocar. As chances de você conseguir tirar essa cobrança são enormes. 

 

 4. Carro 

O quarto item na verdade são vários em 1. IPVA, seguro, manutenção, gasolina…eu decidi não ter carro. Eu botei na ponta do lápis, fiz as contas e, para mim, não compensa ter um carro. Por isso, em 2014 para 2015 eu vendi o meu, investi o valor e ele já virou quase uns três carros nos meus investimentos.  

Então seguro, agora, só o da minha vidaE carro, quando eu preciso, eu alugo um com desconto, com benefício, com cupom e também com programa de cashback, tipo o Méliuz.  

Eu vou deixar aqui um link para você entender um pouco mais sobre o Méliuz: https://www.meliuz.com.br/i/ref_28039b6e 

Também vou deixar um link para um vídeo que eu te ajudo a fazer as contas para ver se o carro compensa ou não para você: https://dominesuasfinancas.com.br/carro-ter-ou-nao-ter-gastos-mensais-aqui/ 

 

 5. 10% na conta (quando não há serviço) 

O quinto item que eu não pago mais é 10% de serviço em restaurante que ninguém me serviu nada. Sabe quando você vai em um restaurante a quilo, não pede nada para beber, ou seja, ninguém te serviu nada, aí na hora de pagar a conta aparece lá a surpresinha dos 10%? Ou então em um bar, quando eu vou até o balcão pegar a minha bebida…não pago mesmo.  

 

 6. Couvert Artístivo (quando não foi avisado) 

O sexto item é Couvert artístico quando o estabelecimento não deixa explícito que vai ter essa cobrança. Já aconteceu de eu estar em um bar, aí de repente começa a tocar uma banda ou um cantosem que tivesse nada escrito na porta, no cardápio.  

Quando eu vou a um restaurante, quando eu saio para me divertir, eu tenho as minhas metas de gastos. Eu sei o quanto eu vou me permitir gastar ali. E aí quando acontece essa surpresa do Couvert eu realmente não acho justo ultrapassar minha meta de gastos porque o restaurante não cumpriu um dever básico que era o de me avisar que iria ter essa cobrança.  

Eu respeito o trabalho dos músicos, mas pagar de surpresa eu não pago mesmoQuando vem a conta eu digo: “vocês precisam deixar essa cobrança explícita para o cliente. Eu vou pagar o valor sem o Couvert”.  

 

 7. Produção para ser madrinha de casamento 

O sétimo item não é algo frequente, mas já aconteceu uma vez, foi tão proveitoso que para mim virou uma regra. Eu não pago cabelo, maquiagem e nem roupa para ser madrinha de casamento.  

A única vez que eu fui madrinha eu fui convidada meio em cima da data. E estava em uma supereconomia porque eu iria fazer uma viagem. Aí eu pedi ajuda para uma amiga que fez minha maquiagem, ficou lindo! E também me ajudou com o cabelo. Eu pedi o vestido para uma outra amiga que tem o corpo parecido com o meu e pronto, fui linda para o casório.  

Gastar aos tubos para viver uma noite de Cinderela para mim não faz sentido. Isso não demostra menos carinho com o convite para ser madrinha, não, pelo contrário. Eu fiquei tão feliz com o convite que eu me empenhei ao máximo para estar bem bonita sem detonar as finanças. 

 

 8. Entrada inteira no cinema 

E o oitavo item que eu não gasto mais é entrada inteira em cinema. Eu não sou estudante, mas eu não pago o valor cheio de jeito nenhum. Sempre procuro um cupom ou então uso benefícios de programa de fidelidade, tipo Mastercard Surpreenda que tem parceria com Cinemark, ou então algum benefício de operadora de telefonia celular. 

Teve uma vez que eu usei os pontos do Mastercard Surpreenda e aí eu ganhei um ingresso a mais no Cinemark. Quando eu fui pagar pela internet eu vi que tinha uma promoção para quem usasse pelo Google Pay como forma de pagamento pela primeira vez. Eu usei e ganhei mais uns 25% de desconto.  

Aí, quando eu cheguei no cinema, o ar-condicionado estava com problema e o cinema, como pedido de desculpa, deu mais dois ingressos gratuitos. Era inverno, nem estava muito calor, então, no fim das contas, foi sorte. Então de tanto procurar por desconto no cinema, nesse dia, o Universo conspirou e 4 ingressos saíram por um valor menor do que o de 1! 

 

Bom, essas são algumas ideias para você economizar, mas é claro que tudo depende do seu perfil de consumo, do que é prioridade para você. Eu vejo muita gente dizendo que cortou TV a Cabo. Mas, para mim, por mais que eu não veja muita televisão, eu gosto de ter alguns canais fechados. Então eu não abro mão desse gasto. Mas eu tenho um pacote sem desperdício, que tem a ver com o que é prioridade para mim.  

A mesma coisa com livros. Eu sei que comprar livro digital vai sair mais em conta, mas eu amo ler o livro físico mesmo. Então eu prefiro não gastar com tarifa bancária, por exemplo, e usar esse dinheiro para comprar livro. O mais importante é que você possa usar o seu dinheiro com aquilo que é prioridade para você.  

 

Então, é isso! Até o próximo vídeo! 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *