Quando a gente decide fazer uma mudança na vida, seja controlar as finanças, fazer exercícios físico, mudar a alimentação, a gente passa por altos e baixos, né? A gente começa e depois de alguns dias a coisa não anda. Trava, a gente cansa, desiste. Isso também acontece com você? 

Bom, eu quero te mostrar 4 passos para você seguir firme no seu objetivo, seja ele qual for, e conseguir fazer as mudanças que você quer fazer na sua vida.  

 

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

Muita gente me escreve para me contar que já tentou diversas vezes economizar, criar suas metas de gastos, como eu ensino nos vídeos aqui do canal, mas simplesmente não consegue manter essa organização financeira por muito tempo.  

Faz nos primeiros dias, mas não dura muito e acaba voltando ao ponto de partida, sem controlar nada, sem conseguir guardar. Parece que é falta de força de vontade, né? Mas não é força de vontade que está faltando.  

Tem um sisteminha aí dentro de você um pouco mais complexo e esse sistema é que te ajuda a tomar decisões na sua vida. Sem trabalhar esse sistema, você desiste e fica achando que foi por falta de força de vontade! Fica se sentindo uma fraca, preguiçosa, acaba assumindo que não tem jeito, que não tem como mudar. Mas tem! Você só precisa de um passo a passo que trabalhe esse sistema responsável pelas suas decisões.  

 

Vou te mostrar agora! 

 

 1. Tenha uma real motivação para seguir em frente 

A primeira coisa que você precisa fazer para conseguir mudar e chegar no seu objetivo é descobrir porquê fazer essa mudança. O que te faria enfrentar algo bem desafiador, como, por exemplo, organizar a vida financeira?  

Porque é um desafio! Eu não acho que seja fácil. É simples, tem um passo a passo, mas não é fácil, não! Você vai ter que aprender coisa nova, mudar velhos hábitos. Qual o seu porquê? Tem que ter um motivo importante para você.  

E essa motivação, ela pode vir aí de dentro de você. Como você vai se sentir quando fizer essas mudanças? Por que vai ser bom para você? Responde essa pergunta. 

E pode ter uma motivação externa, também. Quem vai ficar feliz com as mudanças? Quem vai se beneficiar disso também? Seus familiares, seus filhos…Por que essa mudança é importante para as pessoas à sua volta? 

 

Encontrar essa motivação, o seu porquê, é superimportante para você conseguir passar pelos desafios que você vai passar. 

 

 2. Tenha pequenas metas 

A segunda coisa que você precisa fazer é desmembrar esse seu objetivo. Se você está dizendo que vai quitar dívidas, que é essa a mudança que você quer fazer, aonde você quer chegar, você está focando lá no final do processo e aí todas as micro etapas que têm pelo caminho estão escondidas para você.  

Você fica de olho nesse final, sem enxergar o que de fato é o seu próximo passo. Aí, você não consegue sair do lugar. É como se tivesse um muro invisível entre você e o que você quer atingir.  

Então, o que você precisa fazer agora é olhar para o seu objetivo. É quitar dívida? É investir? É fazer exercícios? É ter um dia a dia mais produtivo? O que você deseja? E aí, com essa definição você vai se perguntar: 

 

“Qual é o pequeno, porém, importante passo que eu preciso dar para chegar aí onde eu defini como objetivo?” 

 

Ou seja, qual o primeiro degrau dessa escada que vai te levar para onde você quero? Se você quer quitar dívidas, talvez você precise ir até o banco perguntar para o gerente quais são as possibilidades de negociação, valor da dívida…Só isso. Esse é que deve ser hoje o seu objetivo. 

Assim fica claro para você o que você tem que fazer. Aí depois você cria novos objetivos. Mas a bola da vez, o objetivo claro, aquele que você não vai desistir, porque está bem ali, você sabe o que você precisa fazer, é supersimples, esse é o próximo degrau da escada.  

Entende que se você ficar mirando no topo da escada, tem tanta coisa escondida ai no meio do caminho que você precisa fazer e ai, por isso, você não consegue sair do lugar e desiste?! 

 

Então, define seu objetivo, mas define o primeiro degrau dessa escada, depois o segundo, até você chegar aonde você quer chegar.  

 

 3. Comprometa-se com alguém 

Terceiro passo para você chegar lá e não desistir no caminho é você se comprometer em atingir esse próximo degrau da escada. Mas não é dizer assim para você mesma “vou fazer isso!”, colocar um prazo e ir lá e fazer. Isso não vai ser suficiente. 

Não é legal o que eu vou dizer, mas é verdade. Você já notou que a gente se compromete muito mais com os outros do que com a gente mesmo? Quando a gente promete alguma coisa para nós mesmos, que é importante para gente, volta e meia a gente deixa de lado e não cumpre. Agora, se prometer para alguém, disser para alguém que vai fazer, a gente vai lá e faz, né? 

Então, o terceiro passo é esse. É você se comprometer contando para alguém.  

Se você identificou que você quer investir, criar sua Reserva de Segurança e, para isso, seu próximo degrau da escada é, por exemplo, passar a preparar sua comida em casa para não precisar almoçar na rua e, assim, gastar menos e fazer o dinheiro sobrar mais. Então, você vai chegar para uma amiga e vai contar que você decidiu isso. 

Pronto! 

Isso vai aumentar e muito as suas chances de seguir firme no seu objetivo e não desistir no meio do caminho. E olha que legal, isso vale para muita coisa na sua vida, não é só para as finanças, não. 

 

 4. Comemore suas pequenas vitórias 

O quarto e último passo é comemorar as pequenas vitórias! Não existe só o sucesso e o fracasso. Se você chegar lá, teve sucesso. Se não chegar, fracassou total. Não é assim. Quando a gente pensa desse jeito a gente se desanima. Deixa o sucesso superdistante e coloca a gente o tempo todo como fracassado.  

Mas existem pequenas vitórias. Se você determinou que seu próximo degrau da escada é ir até o banco só para descobrir o valor da dívida, depois de fazer isso, chega em casa e comemora. Não foi pouca coisa, não! Foi algo que você precisava fazer, era importante, você poderia ter deixado de lado, mas foi lá e fez. Parabéns! Dê os parabéns para você por isso.  

E comemorando cada etapa, além de se tornar uma pessoa que bate metas, que avança, você fica mais animada com isso e aí passa a produzir hormônios da força de vontade.  É! Te falei que tinha um sistema complexo envolvido. A gente pensa que finanças é planilha, matemática. Não é não! 

O que a gente precisa fazer para ir mais longe? Criar esses pequenos prazeres, essas pequenas comemorações, e gerar mais força de vontade! 

 

Quanta coisa você descobriu hoje sobre como se manter firme no seu objetivo, né? Então, compartilha esse artigo! Pega o link, manda para os amigos no WhatsApp, bora ajudar os amigos a seguirem em frente nos objetivos para aproveitarem mais a vida! 

 

Até o próximo artigo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *